(Chico Ribeiro Neto)

Pai, Filho e Espírito Santo. Os 3 Reis Magos, os 3 Mosqueteiros, os 3 Porquinhos e, no céu, as 3 Marias. Somos divididos em cabeça, tronco e membros.

“Se temos duas pessoas, temos um debate; se temos 3, temos uma decisão”. (Autor desconhecido).

Cristo foi crucificado junto a dois ladrões e ressuscitou no terceiro dia.

O 3 é um número considerado sagrado e também um número de tempo: passado, presente e futuro; princípio, meio e fim. O triângulo é o mais importante símbolo da Maçonaria. E há também o “triângulo do prazer”.

“As três mulheres do sabonete Araxá me invocam, me bouleversam, me hipnotizam”. (Verso inicial do poema “Balada das Três Mulheres do Sabonete Araxá”, de Manuel Bandeira).

Um velho espanhol costumava alertar o sobrinho: “Nunca beba em 3 bares, pois no terceiro sempre dá alguma merda: briga ou discussão. Vá pra casa depois do segundo bar”.

Escova de dente sempre teve 3 tamanhos: pequena, média e grande. Agora tem a frescura de escova Plus, Ultrafina e até escova elétrica.

O número 3 aparece 467 vezes na Bíblia. Os 3 Patriarcas: Abraão, Isaque e Jacó. Pedro negou Cristo 3 vezes.

“Então vi três espíritos imundos que pareciam rãs, que saíam da boca do dragão, da boca do monstro e da boca do falso profeta. Eles são os espíritos maus que fazem milagres. Esses três espíritos vão aos reis do mundo inteiro a fim de os ajuntar para a batalha do grande Dia de Deus, o Todo-Poderoso”. (Apocalipse, 16:13-14).

 

Além de Cosme e Damião havia o irmão Doum. Conta-se que Cosme, Damião e Doum eram trigêmeos e com a morte de Doum os outros irmãos se tornaram médicos para curar as crianças. Então eram 3.

Lamento não existir a cédula de 3 reais. Muitos técnicos de futebol armam o time na tática 4-3-3. Dão uma vezinha ao 4.

Um, dois, três e já. Já tem casal de 3 (trisal).

Até quando morre você tem 3 opções: céu, inferno e purgatório.

“Três, três, passará

Derradeiro ficará”.

(Veja crônicas anteriores em leiamaisba.com.br)