As fortes chuvas que caíram em Vitória da Conquista, na última semana e provocaram estragos em diversos pontos da cidade, foi o assunto dominante nas falas dos vereadores durante a sessão ordinária desta quarta-feira (dia 04/02), na Câmara Municipal.

Os parlamentares fizeram um apelo às esferas municipal, estadual e federal para, em conjunto, construírem com urgência obras de macro e micro drenagem, de modo a enfrentar as mudanças climáticas.

Antes dos pronunciamentos, os vereadores apreciaram diversos projetos do poder executivo, como o pedido de autorização para que o município conceda subvenção social à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae; e ampliação do número de vagas para o cargo de provimento efetivo de nutricionistas no quadro de pessoal.

Constaram ainda da pauta de discussões, a solicitação para passar a denominar a Rua “J” em Adonias Rebouças São José, no Bairro Zabelê; também denominar a Avenida Padre Aguiar, no lugar da atual Oswaldo Cruz (antiga Avenida H), localizada no Conveima I.

No âmbito administrativo, requer a mudança de denominação da Secretaria de Serviços Públicos, para Sec. Municipal de Ordem Pública; bem como, Secretaria de Gestão e Inovação, para Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão- Seplag.

Os parlamentares presentes usaram a tribuna para se referir às fortes chuvas e seus estragos. Adinilson Pereira destacou os prejuízos causados no Choça, na Lagoa das Flores e outras localidades. Segundo ele, a chuva é uma benção para os sertanejos, mas causou prejuízos graves na cidade que precisa de obras de drenagem, sendo que em alguns locais os serviços devem ser feitos com urgência.

Na ocasião, pediu ao poder executivo que fiscalize algumas obras particulares (galpões) que estão sendo erguidas no Centro Industrial, em sua opinião, de forma irregular, causando impactos ambientais.

Quem também tratou da questão das chuvas foi o vereador Andreson, que citou a presença em plenário do ex-deputado Clovis Flores. Lembrou que março é o mês das mulheres e fez um apelo para que sejam realizadas campanhas educativas entre as crianças de maneira que no futuro próximo sejam reduzidos os atos de violência contra a categoria.

Sobre as chuvas, solicitou que a Prefeitura Municipal comece as obras de tapa buracos porque todas as ruas estão em estado lastimável. O parlamentar Edjaine Rosa (Bibia) foi na mesma toada e adiantou que em abril o executivo vai receber 200 milhões de reais do empréstimo dos 400 milhões, para realizar obras de reparos as chuvas.

A parlamentar Cris Rocha informou que fez uma visita ao distrito de Inhobim e requereu que a prefeitura faça uma reforma do posto de saúde, para o qual nosso mandado destinou 100 mil reais da emenda impositiva. Para o distrito, indicou ainda a pavimentação da rua Plínio Flores, bem como a revitalização da praça principal.

Luis Carlos Dudé, além de falar das fortes chuvas e da necessidade de obras de drenagem na cidade, aproveitou para informar sobre a chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima a Conquista vinda de Portugal. Essa imagem ficará de forma permanente na Igreja de N. Senhora de Fátima (Convento dos Capuchinhos).