Na noite de ontem (dia 07;03), o Conselho Municipal de Cultura colocou na mesa, a discussão sobre a criação de um Plano Cultural para Vitória da Conquista, quando, na ocasião, foi criada uma comissão permanente encarregada de fazer um esboço do projeto que será complementado numa Conferência Pública, a ser realizada na primeira quinzena de maio.

Esteve presente à reunião, o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Xangai, que abraçou a ideia, colocando a pasta à disposição para convocar a Conferência. Depois de pronto, o projeto será encaminhado ao poder executivo que irá apreciar e, determinará, ou não, o seu envio à Câmara de Vereadores para a devida aprovação.

Foi o primeiro passo histórico para a criação do Plano Municipal de Cultura que norteará as diretrizes básicas da nossa cultura. De acordo com os conselheiros e do próprio secretário, será um legado que essa administração deixará para a posteridade, já que os outros governantes nunca tomaram essa iniciativa.

Além do plano, o Conselho Municipal de Cultura colocou em pauta a questão do Fundo Cultural e a possibilidade do lançamento de um edital para participação do setor artístico, abrangendo as diversas linguagens, O edital está sendo planejado pela Secretaria de Cultura com as dotações orçamentárias para sua realização.

Outros assuntos foram abordados, como possíveis parcerias com o setor privado visando a realização de eventos culturais na cidade, bem como as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, no 7 de setembro, e o bicentenário da expulsão dos portugueses da Bahia e do Brasil no quatro de julho do próximo ano.

Na oportunidade, foi lembrado o Dia Internacional da Mulher, comemorado no 8 de março. Foi feita uma felicitação antecipada a todas as mulheres para que exista igualdade entre os homens na conquista de seus espaços, e que seja mais respeitada na sociedade.