CENTRO CULTURAL, DE CONVENÇÕES OU ADMINISTRATIVO PARA A CIDADE?
Quando aqui cheguei em 1991 para chefiar a Sucursal do Jornal A Tarde, o Clube Social, em frente à Praça Sá Nunes, foi um dos primeiros lugares que visitei e onde recebi as boas vindas por um grupo de empresários. A unidade de lazer, esportes e entretenimento gozava de fama, e muitos ainda se sentiam privilegiados e orgulhosos em ter uma carteirinha como sócio.
Trinta e dois anos depois lá está um terreno vazio de pouco mais de um campo de futebol e que se tornou alvo de discussões sobre o que deve ser construído ali, de forma que Vitória da Conquista seja beneficiada. O que se sabe é que a Prefeitura Municipal adquiriu a área através de uma permuta com outro espaço. Localizado no centro, sem dúvida é um ponto bem valorizado e, por isso, deve ser bem aproveitado.
Correm as conversas que o local será transformado numa espécie de praça de lazer e entretenimento, o que seria um total desperdício, tendo vista que entre o finado Clube Social já existem as praças Sá Nunes e a Tancredo Neves. Numa matéria jornalística, entre os entrevistados, uns concordam e outros apontam outras utilidades.
CENTRO CULTURAL OU DE CONVENÇÕES
Estou no segundo grupo que tem a opinião de ali ser construído um Centro Cultural ou um Centro de Convenções Multiuso, duas edificações carentes em Conquista. Alguém aí lembra do projeto anunciado no Governo do PT quando se falou de criar naquelas imediações um Centro Cultural, numa parceria com o Banco do Nordeste? A instituição, inclusive, entraria com todos recursos. Sobre o assunto, nunca mais se falou.
Outra opção, no meu modesto entendimento, era edificar um Centro de Convenções à altura do porte da cidade, para realização de seminários, congressos e até servir de shows musicais. Com certeza, esse Centro iria atrair grandes eventos empresariais e de lazer, de forma a atrair turistas da região e de outros estados.
CENTRO ADMINISTRATIVO
Outra ideia vem de Armênio Souza Santos, membro do Conselho Municipal de Cultura, no sentido de que no local seja construído um Centro Administrativo Municipal, ao citar Ismael Santana Bastos quando afirma que “cidade sem memória apaga sua história”, ao se referir ao Clube Social.
Ainda em sua defesa, Armênio ressalta que se trata de uma “área muito ampla possibilitando edificar o Centro Administrativo com espaço de estacionamento no térreo e 1° pavimento e, nos demais, setores administrativos e, no último andar, mirante, restaurante, centro de convenções, teatro e base de teleférico circulando pelo Cristo e Poço Escuro
“Neste momento, dentro do contexto do Programa “VITÓRIA DA CONQUISTA – CASOS E CAUSOS DA NOSSA HISTÓRIA COM H”, estamos a sugerir à gestão municipal, a construção do CENTRO ADMINISTRATIVO na área do Clube Social Conquista, para unificar todos os setores da administração em um só local”.














