março 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

:: 27/mar/2025 . 23:54

NAMORADOS X CASADOS

(Chico Ribeiro Neto)

Namorados – Você sem camisa fica tão gostosinho!

Casados – Quando é que você vai cuidar dessa barriga?

xxx

N – Você dormindo é lindo!

C – Roncou a noite inteira.

xxx

N – Que vista espetacular!

C – Você não cansa de olhar pra esse mar todo dia?

xxx

N – Se você não quiser ir, tudo bem.

C – Eu acho que você tem que ir.

xxx

N – Seu cabelo tá bonito!

C – Vê se dá um jeito nesse cabelo!

xxx

N – Você ri tão gostoso!

C – Hômi besta, fica rindo de tudo. Toma jeito!

xxx

N – Esse vestido fica muito bem em você.

C – Quando é que você vai deixar de usar esse vestido bafudo?

xxx

N – Eu adoro pudim.

C – Vinte anos de casado e até hoje você me pergunta se eu sei fazer pudim e se eu gosto de queijo ralado no macarrão. Você não sabe que NÃOOO?

xxx

Casados – Você não devia ter contado aquela piada da missa. É muito forte.

Namorados – Essa piada é ótima¹

xxx

N – A gente se entende só de olhar um pro outro.

C – Vamos sentar aqui, pois precisamos ter uma conversa urgente.

xxx

N – Gosto de dar um tapinha na sua bunda.

C – Você devia parar com essa mania de coçar a bunda no meio da rua.

xxx

N – Essa barbinha lhe dá um charme especial.

C – Tá com cara de doente com essa barba horrorosa!

xxx

N – Eu queria muito te conhecer melhor.

C – Eu já te conheço é de muitos anos!

xxx

N – Você é cheiroso até sem tomar banho.

C – Vai tomar banho logo, porque você tá com uma inhaca retada!

xxx

N – Pode deixar que eu lavo os pratos, amor.

C – Você adora comer e deixar o prato sujo na pia. Não sei a quem puxou!

xxx

N – Trouxe uns cajus lindos pra você.

C – Que diabo essa mulher tem que nunca enjoa de chupar caju?

xxx

N – Olha que linda está a lua!

C – Já vi.

xxx

N – Bom dia, Deus te proteja.

C – Bom dia, proteja você também.

(Veja crônicas anteriores em leiamaisba.com.br)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O CAFÉ NOSSO DE CADA DIA?

Os cafeicultores estão rindo de orelha a orelha por causa dos altos preços no mercado internacional, mas, mesmo assim, ainda dizem e choram de barriga cheia de que esses aumentos representam apenas uma reparação das perdas de anos passados. Os produtores preferem vender para o exterior pois vão auferir mais lucros. Como a cotação é em dólar, o nosso café também acompanha esta elevação. Diante do exposto, para os consumidores que apreciam a bebida, o café não é mais nosso de cada dia porque pesa no bolso, principalmente no das pessoas de menor poder aquisitivo. O café agora está sendo deles de cada dia. O Planalto da Conquista, incluindo Barra do Choça, a região da Limeira, Inhobim, Encruzilhada, Vila do Café, é o maior produtor de café arábica da Bahia, e quem mais ganha com isso, em termos de arrecadação, é Vitória da Conquista onde mora a maior parte dos cafeicultores. A produção da região daria para abastecer todo consumo local. Assim, o preço final ao consumidor não seria tão alto assim. No entanto, não é dessa forma que a banda toca quando se vive num sistema capitalista selvagem. Mesmo com os altos ganhos, a Coopmac – Cooperativa Mista Agropecuária de Conquista (grande parte de seus sócios são cafeicultores) está com a cuia na mão pedindo dinheiro aos governos municipal, estadual e federal (o dinheiro é nosso) para realizar uma exposição, exigindo que os portões sejam abertos, como se eles fossem os bonzinhos nessa história. A mídia acompanha essa cantilena de que vai ser tudo de graça para os visitantes, o que é uma grande mentira, ou omissão da verdade. Não existe almoço de graça, mas a grande maioria do nosso povo é manipulado e acredita nisso por ignorância.

PO*ÉTICA*MENTE

Autoria do professor e poeta Paulo Andrade, da coletânea “Vozes que Ecoam na Joia do Sertão Baiano”, da editora Versejar, organizada pelas poetisas Chirles Oliveira e Ybeane Moreira.

Poetizar com os pés no chão,

Fazer da mente uma escavadeira para buscar as palavras que ainda não são…

Tocar nas pedras no seu estado natural e modificar a percepção que medra na visão.

Forrar a cama e deixar o sono deitado para a noite.

Deixar o verbo verbalizar por entre a carne morna…

Andar com passos firmes na beira da praia, enquanto as ondas levam os pés para

Caminhar nos corais.

Tentar lembrar uma palavra e ao perguntar a alguém,

Ambos lembram, mas ela fica a flanar nas cordas vocais.

A SAÚDE EM CONQUISTA PEDE SOCORRO

– Vamos Investigar e apurar os fatos. É o que sempre dizem quando acontecem os absurdos contra os direitos humanos, seja em qualquer setor, só que o tempo passa e não há nenhuma resposta em termos de punição para os culpados pelos seus atos criminosos.

Isso já se tornou comum e até normal em todo Brasil. Vitória da Conquista não é nenhuma exceção. Temos vários casos na área policial, mas vamos focar aqui a questão da saúde pública que há anos pede socorro e só temos imagens de choros e lágrimas de familiares por conta de negligência e incompetência médica.

Podemos citar milhares de fatos que nos deixam indignados, revoltados e constrangidos. Os postos de saúde em Conquista vivem em estado de calamidade, mas o Hospital Esaú Matos está batendo o recorde com registros escabrosos no atendimento à mulher gestante, com a mortandade de bebês que poderiam ter sido salvos se houvesse uma boa gestão e bons profissionais.

Nesta semana, uma mãe perdeu o seu filho por erro médico que demorou de fazer um parto cesariano em tempo. Um cara desse não é um médico, mas um carniceiro admitido pela Prefeitura Municipal. Trata-se de um caso de polícia, mas toda sociedade sabe que nada vai acontecer e tudo vai continuar com dantes…

Nessa mesma maternidade, uma mãe pariu dentro de um banheiro, coisa que não mais se concebe em pleno século XXI. Esses fatos não são isolados e esporádicos. Estão se tornando uma rotina e não se tomam uma providência. Eles são esquecidos até outros surgirem, e aí se ouve a mesma lengalenga de que “vamos apurar e investigar”.

Se não me engano, o Esaú Matos foi construído no primeiro governo do PT com Guilherme Menezes, para ser uma referência no atendimento à mulher na região sudoeste. Hoje está mais para um açougue ou matadouro de crianças. Pelo que vem ocorrendo nos últimos anos, esta unidade já deveria ter sido interditada pela Anvisa, Secretaria de Saúde do Estado ou Ministério da Saúde, sem falar na ação do Ministério Público e OAB que ficam de braços cruzados.

A nossa sociedade, infelizmente, é alienada, egoísta, comodista e insensível que sempre usa o silêncio diante de tantas barbaridades que ficam sem punição, como as que estão sendo cometidos na área da saúde em Vitória da Conquista. A vítima só reage quando um caso desumano acontece consigo ou com alguém da sua família. Tem gente que acha que o pior só ocorre com os outros.

Ainda nesta semana, quando um idoso foi indagar ou questionar sobre a demora na liberação de um exame da sua mulher, o funcionário simplesmente mandou que a senhora esperasse sentada.

– Mas ela tem problemas de hemorroidas. Então que ela espere deitada – respondeu o atendente. Uma pessoa dessa deveria ser sumariamente demitida e levada presa por crime por maltratos a um idoso.  Nunca deveria pisar numa repartição pública.

O contraditório e paradoxal é que existe uma norma ou lei onde um usuário pode ser punido por desrespeito ou desacato a um funcionário público. E quando ocorre o contrário? A maioria está ali por incompetência, na base do quem indicou politicamente ou fez um concurso público só para ter estabilidade e não servir bem o contribuinte.

O serviço de saúde pública de Vitória da Conquista é um dos piores de toda sua história, embora receba mais de 700 milhões de reais por ano do governo federal, sem falar na contrapartida do Governo do Estado. A situação é mais que precária, ao ponto de um paciente levar seis meses e até um ano para realizar um exame de média a alta complexidade.





WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia