Cinco de junho foi comemorado o Dia do Meio-Ambiente e a nossa caatinga tem sido um dos biomas mais castigados pela ação predadora do ser humano. O Conselheiro disse que um dia o sertão iria virar mar. Contrariando sua profecia, diria o contrário, que o sertão está se tornando num deserto. Em algumas partes do nosso Nordeste, mais de 60% no semiárido, em algumas regiões a terra está se transformando em sal. Um vasto deserto já é visto em outras áreas. A seca tem sido um fenômeno que tem contribuído para isso, mas a mão do homem é mais pesada através da retirada da sua vegetação para as carvoarias, sem falar na ação predatória do solo. Muito tem se falado dos pampas, do pantanal, da Amazônia e do cerrado, e pouco da nossa caatinga, o único bioma existente na face da terra, esquecido pelos governantes. Com o aquecimento global, a caatinga cada ano fica mais quente, com temperaturas que chegam até 50 graus. As imagens clicadas da nossa máquina dizem tudo.