UCSAL CONQUISTA 003 - CópiaNuma parceria com o deputado estadual Jean Fabrício (PC do B) e demais entidades, como o Clube de Diretores Lojistas (CDL), Associação Industrial e Comercial de Vitória da Conquista (Aincvic), estudantes e outros segmentos da sociedade, a Universidade Católica de Salvador (UCSAL) é a mais nova instituição de nível superior a anunciar sua instalação na cidade, com opções de cursos voltados para a área tecnológica.

Para confirmar e consolidar sua presença em Conquista foi realizada, no último dia 2 de junho, uma audiência pública na Câmara de Vereadores onde o professor Celso Cotrim Filho, representando o reitor da UCSAL Padre Maurício, discorreu sobre o projeto de expansão da universidade no estado, especialmente agora em Conquista, maior polo de desenvolvimento do sudoeste.

No encerramento da sessão, o deputado Fabrício recebeu do professor Celso Cotrim uma placa em azulejo, simbolizando a implantação da unidade da UCSAL em Vitória da Conquista

 O deputado Jean Fabrício lembrou quando o reitor Padre Maurício o procurou em seu gabinete para conversar sobre a proposta da UCSAL em montar uma unidade em Vitória da Conquista no sentido de atender a demanda da região por mão-de-obra qualificada. Para Fabrício, a iniciativa é de extrema importância, certificando que a universidade está trazendo cursos que vão representar os anseios da comunidade.

O professor Celso Cotrim adiantou que a instituição já está montando laboratórios e módulos na área de pós-graduação. Garantiu ainda que a universidade irá dar ênfase à formação de profissionais para o setor tecnológico, atendendo a uma reivindicação feita pelos empresários, como ficou evidenciada nas falas do presidente do CDL, Marcos Alberto e da representante da Associação das Indústrias, Carolina Cardoso.

Alexandre Pedral destacou Conquista como polo de desenvolvimento nos segmentos da educação e saúde e disse que a UCSAL já deveria ter chegado à cidade há muito tempo. O secretário da Educação do Município, Ricardo Marques, presente ao ato, também assinalou a importância do investimento em educação e elogiou a iniciativa da instituição.

Com a presença dos vereadores Andreson Ribeiro, Joaquim Libarino, representantes do Diretório Acadêmico dos Estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e demais presentes, os trabalhos da sessão que discutiu a vinda da UCSAL para Conquista foram conduzidos pelo vereador Nelson de Vivi.