Em homenagem ao centenário da Semana da Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, um marco divisor das linguagens artísticas no Brasil, culminando com o movimento antropofágico de Oswaldo de Andrade, a prefeita Sheila Lemos e o secretário de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, Xangai abriram, ontem (dia 17/12), a “Exposição Arte Conquista”, no Memorial Régis Pacheco, em frente à Praça Tancredo Neves.

O evento, com a participação de 25 artistas conquistenses de diversas áreas e cerca de 80 obras, ficará aberto ao público até o dia 28 de fevereiro de 2022. Literatura, pintura, escultura, cordel, fotografia e outras linguagens fazem parte da mostra que celebra os 100 anos da Semana da Arte Moderna. A prefeita falou da importância da exposição para a cultura de Vitória da Conquista e elogiou os trabalhos dos artistas da terra.

Logo após a abertura da solenidade, o violeiro, compositor e cantor Xangai apresentou suas cantorias e também destacou a importância do evento para a cidade, ao convidar as pessoas, principalmente estudantes, professores, intelectuais e interessados a conhecerem as obras durante sua permanência na Casa Régis Pacheco. A artista e cantora Rosa Aurich falou da Semana da Arte Moderna e ainda abrilhantou o público com alguns números musicais.

Estão participando da Exposição Arte Conquista, os artistas Alan de Kard, Alex Emmanuel, Alberto David, Ailton Dias, Cassiano Ribeiro, Domícios Campos, Edméia de Oliveira, Geraldo Bope, Jeremias Macário, João Marcos Oliveira, Lilian Morais, Liva Andrade, Marisa Correia, Mida Magnavita, Mozart Tanajura Júnior, Orlando Sena, Romeu Ferreira, Rosa Aurich, Sérgio Souto, Sílvio Jessé, Tina Rocha, Valy Matos, Valéria Vidigal e Yamanu.