MUITA CONVERSA FORA E POUCA EDUCAÇÃO NA SESSÃO DA CÂMARA
As sessões da Câmara de Vereadores de Conquista estão mais parecendo com uma feira de pechincha de verduras em geral. A de ontem (dia 19/02) não foi diferente. A plateia do auditório não para de falar alto e até mesmo os parlamentares em suas bancadas trocam conversas paralelas, enquanto o colega faz seu pronunciamento na tribuna. Quase não se ouve nada.
Os professores da rede estadual de ensino (mais de mil) estiveram ontem na Câmara apresentando suas reivindicações trabalhistas e de outros benefícios ao Governo do Estado. Na oportunidade, solicitaram o apoio da Casa e da sociedade, mas, na verdade, o que houve foi muita conversa fora e pouca educação, quando deveria ter sido o assunto mais comentado.
Mesa diretora em uma das sessões da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. Foto Jeremias Macário
Apenas alguns vereadores tocaram no assunto, e o mais surpreendente saiu da boca do parlamentar David Salomão, que pediu ao presidente da República uma intervenção na Bahia por causa da morte do miliciano Adriano da Nóbrega, segundo ele, um militar honrado que foi executado pela polícia militar como queima de arquivo. Disse que não existe mais ordem no Governo do PT, o que justifica uma intervenção do governo federal. Na ocasião, fez duras críticas ao judiciário que se utiliza do poder para vender sentenças.
Pauta de reivindicações
O professor Genivan Nery, diretor de Comunicação da Associação, usou a Tribuna Livre para falar em nome da categoria, que ao longo dos anos, vem perdendo uma série de conquistas, prejudicando mais ainda o nível de ensino que já é precário na Bahia e no Brasil por falta de prioridade dos governantes.
Na pauta de reivindicações, Genivan citou a questão do reajuste linear de 12,83%, uma vez que o governador Rui Costa deu aumento apenas para o pessoal que está no padrão E – grau IV da tabela, quebrando assim o plano de carreira da categoria que começa com o professor de magistério.
Outra solicitação é a revogação da emenda 26/.2020 que muda os parâmetros de aposentadoria para professores e demais servidores do estado, de forma unilateral, no momento em que os professores estavam em férias. “É bom lembrar que a reforma de Rui Costa é bem pior que a do governo federal”.
Outro tema abordado foi o relacionado à suspensão do novo ensino médio. “A ausência de discussão com os professores está patente com os docentes, especialmente eles que são os responsáveis pela implementação da política pública de educação.
Outro ponto importante abordado diz respeito ao fechamento e a municipalização de escolas, deixando vários professores sem local de trabalho. “Estamos buscando junto ao governo a agilidade no encaminhamento de aposentadorias que estão represadas em suas vagas”.
De acordo com Genivan e membros da Associação dos Professores, a classe está paralisada em suas atividades até amanhã (dia 20/02) e pretende retomar a greve se não houver um diálogo com a Secretaria de Educação do Estado, de forma que suas reivindicações sejam atendidas. Um professor que ensina em Caetanos, cerca de 90 quilômetros de Conquista, afirmou que não conta com ajuda de transporte e outros benefícios a que tem direito.
Apenas os vereadores Coriolano Moraes, Custódio e Nildma Ribeiro deram mais ênfase ao problema da educação, afirmando não ser possível que o professor, a mais importante profissão, continue sendo desprestigiada em seu trabalho fatigante de repassar conhecimento e saber para os jovens estudantes. Segundo Coriolano, a educação deve ser prioridade das políticas dos governos.
Crítica contra o presidente
O parlamentar Custódio focou mais no problema local da educação, denunciando que muitas crianças no município estão sem estudar, e criticou as péssimas condições das escolas, sem contar que outras deixaram de existir em muitos povoados.
Nildma Ribeiro, além de defender as reivindicações dos professores estaduais, expressou seu tom de revolta contra o presidente da República no que se refere às ofensas misóginas dirigidas à jornalista Patrícia Campos Mello, com sentido sexista e de baixo nível. Disse que todas mulheres precisam reagir contra essas provocações preconceituosas.
No mais, os parlamentares criticaram as péssimas condições em que se encontram as estradas vicinais da zona rural, muitas das quais intransitáveis, como destacou Coriolano Moraes. Outros cobraram do poder público a construção de mais obras de asfaltamento, infraestrutura e estruturação dos postos de saúde nos bairros periféricos.












