Não consigo entender quando o governo anuncia que está desativando os leitos montados para atender os pacientes da Covid-19, depois de milhões ou até bilhões de reais investidos em todo Brasil. Por sua vez, a mídia apenas informa essas decisões controversas sem, ao menos, questionar. Esses leitos e aparelhos caros vão virar sucatas em algum depósito?

A população tem o direito de saber se essas desativações estão ou não acarretando desperdícios com o dinheiro público. Até parece que em nosso país a saúde está uma maravilha. Esses equipamentos não poderiam ser aproveitados para reforçar o sistema que sempre foi precário bem antes da pandemia chegar?

Como diz o macaco do programa humorístico, se não me engano do Jô Soares há muitos anos na televisão, eu só queria entender! A mídia nos deve essa explicação que precisa ser respondida pelos governantes. Vamos voltar a conviver com os doentes do SUS morrendo nos corredores dos hospitais, principalmente neste governo que cortou drasticamente investimentos nas áreas da saúde e da educação?

Foi só os números de casos e mortes pela Covid baixarem por causa do aumento da vacinação (o que dizem agora os negacionistas da teoria do jacaré?) e já estão no clima do liberou geral, como em Salvador onde o prefeito diz que vai haver réveillon e carnaval. Estive semana passada na capital e confesso que fiquei assustado com o que vi nos restaurantes, nos bares, nas ruas e no Elevador Lacerda.

Essa de seguir protocolos e regras de prevenção contra o vírus é conversa para boi dormir. De um lado os empresários, especialmente os setores do comércio e serviços, fazem de conta que cumprem as determinações. Do outro lado, os governantes fazem de conta que fiscalizam os estabelecimentos. Assim, vivemos no país das mentiras. Tudo fica nas teorias macabras.

É até hilário o prefeito de Salvador declarar que vai realizar o carnaval com todos regramentos, a começar pela exigência de que os foliões tenham tomado, pelo menos, a segunda dose. Como a prefeitura vai controlar uma festa de massa, de multidões onde existem dezenas e até centenas de entradas na festa? Vai colocar barreiras em todas as ruas, travessas, avenidas e esquinas que dão acesso ao carnaval?

Todos sabem que isso é impossível. É subestimar a inteligência dos outros, tratando a todos de burros e idiotas. Na verdade, o poder público está sendo pressionado pelos donos do carnaval, formados pelas elites que sempre mais lucraram com o evento.

Vários países que liberou geral antes do tempo tiveram que retomar às restrições. Agora, imagina o Brasil, uma nação de indisciplinados que começou o processo de imunização com atraso graças à barbárie do capitão-presidente que nem queria vacina.