LIXÃO DE ITUAÇU AGRIDE MEIO AMBIENTE
Chamada de Portal da Chapada Diamantina na região sudoeste, Ituaçu, onde está localizada a Gruta da Mangabeira, uma das mais lindas do país, dá um péssimo exemplo de preservação do meio ambiente. O lixão está invadindo a pista que dá acesso a Barra da Estiva tornando feia e triste a bela paisagem das serras da Chapada, sem contar o impacto negativo que os resíduos provocam ao solo, à flora e à fauna.
Nos tempos atuais quando tanto se prega respeito à natureza e se condena a ação predadora do homem, não se concebe que uma cidade despeje todo seu lixo a céu aberto às margens de uma estrada, pior ainda quando se trata de um local de visitação turística como Ituaçu, conhecida pela Gruta da Mangabeira que atrai romeiros de várias partes do estado e do país.
As árvores à beira da pista se transformaram em depósitos de lixos de todos os tipos, como plásticos, materiais orgânicos, sacos, papéis e papelões. É mais uma negligência do poder público que o Ministério Público e outros órgãos do meio ambiente precisam intervir para evitar maiores danos à natureza.
Situada no sudoeste baiano, entre a caatinga e uma vegetação da Chapada Diamantina com milhares de espécies vegetais, a cidade de cerca de 15 mil habitantes do cantor e compositor Moraes Moreira, do deputado eleito Benito Gama e onde Gilberto Gil morou quando criança não merece ser emporcalhada com lixões à beira da estrada. Aquilo é uma vergonha, e as imagens são desagradáveis!