O poder público municipal de Vitória da Conquista continua inerte e inoperante quanto a medidas para conter o avanço do novo surto da Covid-19, pior que o primeiro no início do ano passado. Conquista seria a última cidade baiana a desobedecer ao toque de recolher decretado pelo Governo do Estado, e só depois resolveu se engajar no esforço de conter a transmissão do vírus, com a promessa do governador de abrir novos leitos em Caetité.

Acusar que os hospitais públicos de Conquista estão cheios porque a maioria dos pacientes é de fora é um despropósito, insensatez e até desumano. Outra mentalidade atrasada é exigir a criação de novos leitos quando nada se faz em termos de prevenção para reduzir as aglomerações. Isso é o mesmo que enxugar gelo. Até quando o Estado vai ter a capacidade financeira de instalar mais e mais leitos, se a contaminação continuar aumentando?

NÃO FAZ NADA

Na verdade, a Prefeitura de Conquista não vem fazendo nada em termos de medidas restritivas na cidade para reduzir o número de casos, mais de 100 por dia, com uma média de duas mortes (no final de semana foram registrados cinco). Depois de um ano, quase 300 pessoas perderam suas vidas, e a dor só é mais sentida pelos parentes e amigos da vítima da Covid.

É mais que justo que os três hospitais públicos, o Geral, o HCC e o São Vicente recebam pacientes da região. A prefeitura não tem nenhuma unidade Covid, e Vitória da Conquista, com mais de 300 mil habitantes, há anos se alimenta economicamente dos cerca de 70 a 80 municípios que gravitam em torno dela. Tire as mais de 50 mil pessoas que diariamente circulam na cidade, fazendo compras, tratamento de saúde e resolvendo outros problemas, e o comércio de Conquista em pouco tempo entrará em falência.

Outro motivo é que esses hospitais atendem pelo SUS. Já disse aqui e repito que não adianta criar novos leitos se não for acompanhado de medidas de isolamento. Essa de não obedecer ao decreto do Governo do Estado só pode ter partido do prefeito Herzem Gusmão que há dois meses está internado no Sírio Libanês, pago com o nosso dinheiro. E como ficam os que procuram o SUS e encontram as portas fechadas por falta de vagas?

“BANDIDOS CRIMINOSOS”

Esse estado de calamidade em que estamos vivendo, no caso específico de Conquista, não tem somente como culpado o poder público. Boa parcela da população, a maioria de jovens, também é culpada com as aglomerações em festas e bebedeiras em bares e restaurantes. Por mais que se faça advertência e campanhas, mais eles se aglomeram.

Em minha opinião, quem assim procede de forma irracional e egoísta, colocando vidas em risco, deve ser tratado como “bandido criminoso” porque está levando pessoas à morte. Não tem diálogo com essa gente que provoca aglomerações nas ruas, sem máscaras e sem adotar nenhum protocolo de distanciamento.

Sempre me posicionei contra qualquer tipo de violência policial, mas, sinceramente, para essa gente imbecil não tem diálogo. A ação da polícia tem que ser mais drástica e enérgica, pois muitos estão morrendo contaminados, principalmente, em razão das aglomerações.

Nesse caos na saúde, torcedores, como do Flamengo, no último domingo, preferiram se juntar em bares do que ficar em casa assistindo o futebol. Esse pessoal chega ao absurdo de dizer que o time é sua vida. Fala besteira do direito de ir e vir, e se esquece de que a vida está acima de tudo. Perdoai, Senhor, porque não sabe o que diz! Para você ter o direito de ir e vir, primeiro precisa respeitar a vida do outro..