QUEM CUIDA DESSES MENINOS MALVADOS?
Em conversa com o ex-senador Delcídio do Amaral sobre repasses da Petrobrás para campanhas políticas, Dilma teria dito que “cuidaria dos meninos” referindo-se a Renato Duque e Nestor Cerveró que agora estão sob os cuidados da Justiça. Gostaria de saber quem castiga os outros “meninos” mimados, traquinos e malvados do Congresso Nacional que gozam de altas mordomias e privilégios que os protegem dos crimes?
Quando se cria um filho satisfazendo todos seus gostos e desejos de luxo, a tendência é se tornar um rebelde e se enveredar pelo mundo da bandidagem. Assim é com os “meninos” crescidos do Congresso que insistem em continuar tripudiando da população com suas “artes do diabo”, como acabar com as investigações da Operação Lava Jato.
Em pouco tempo, esses “ágeis meninos atletas” em arrombar cofres conseguiram a proeza de conquistar para o Brasil uma medalha de ouro na corrupção dada pelo New York Times, o jornal mais tradicional dos Estados Unidos. Bobagem, eles também merecem a prata e o bronze porque são esforçados e resistentes na maratona das falcatruas.
É bom que se saiba que o volume da corrupção no país é bem maior do que se imagina porque muita coisa deixa de ser divulgada como determinam as leis de transparência. Aqui os “gestores públicos” e o próprio legislativo pouco investem em ferramentas que permitam o acesso às informações dos seus governos e mandatos políticos.
Um exemplo é a Câmara de Vereadores de Conquista cujo site esconde os salários, a verba de gabinete, número de assessores e outros dados e gastos dos seus 21 parlamentares. Aliás, para quê tanto vereador? Quando do aumento, meteram a deslavada “justificativa” de que era em benefício da melhoria da população. Pura ilusão! São essas coisas que o povo não aguenta mais. É muito abuso e menosprezo! Quem são os culpados pela falta de água em Conquista? São Pedro que não manda a chuva?
No Brasil, mais de três mil municípios descumprem as leis que dispõem sobre critérios de transparência. Neste quesito, o Piauí e Alagoas são os piores estados na avaliação do Ministério Público Federal. A Bahia, segundo o Mapa da Transparência, encontra-se em 24º lugar entre as 27 unidades da Federação.
Agora que a turma está destrambelhada “dedurando” uns aos outros, já passou da hora de se colocar um freio nas malvadezas e mazelas desses “meninos” e puni-los com rigor. Não dá mais para ficar passando a mão pela cabeça como fazem muitos pais com suas crianças e adolescentes que praticam o malfeito.
O primeiro “corretivo” é reformar todo sistema político eleitoral, cortando todos os mimos luxuosos que sustentam 81 senadores, 513 deputados federais, 3.620 deputados estaduais e 60.320 vereadores espalhados pelos 5.560 municípios que abandonaram seus filhos na miséria para manter a monstruosa e pesada estrutura dos “meninos”.
A primeira medida para colocar a casa em ordem seria reduzir a metade deles porque é muito “menino trabalhando” e batendo cabeça. Depois disso, cortar 50% dos salários, metade dos seus “aspones”, todas as mordomias como carros, moradias, secretárias, verbas de representação, indenizatórias, kits garotas de programa e, principalmente, o famigerado foro privilegiado que acoberta seus atos criminosos.











