outubro 2014
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

:: 1/out/2014 . 21:33

LENDÁRIO SERTÃO

Jeremias Macário

O meu sertão catingueiro, com espécies vegetais e animais exclusivos, é bem diferente do cerrado e da mata. Ora está retorcido, cinzento, desértico e árido, mas de repente fica florido e cheio de vida, de cores e encantos quando batem as chuvas. Aí arrebenta o aroma da terra molhada para o plantio.

O olhar dessa gente sertaneja é uma mistura de lealdade humilhada, cismado, doído, castigado, sofrido, resistente, bruto e pacato. Pode ser exótico matreiro tabaréu, mas não é o mesmo olhar do mateiro do sul ou de outras plagas do litoral. Nesse sertão, toda final de tarde ouço o canto cadenciado do nambu, como igual não existe em lugar nenhum.

Para o sertanejo, a simplicidade é a sua filosofia; a natureza sua arquitetura divina onde de tudo brota poesia; o pedaço de terra sua geografia; do barro faz-se a escultura; da seca sua prova de luta; e a chuva é o seu show da vida. A caatinga é mais fera e pantera que o deserto. Um tem caminho para o interior e o outro é tortura. A caatinga tem o cordel e seu boi encantado.

FOTOS DIVERSAS 028 - Cópia - Cópia

O sertão da caatinga, das palmas e dos mandacarus, é carregado de mistérios, contos e lendas (algumas ainda vivas) dos coronéis, dos pistoleiros, jagunços e vaqueiros bravos. Nesse descambado sem fim de espinhos de unhas-de-gato, tocas e malocas, rasgando serras e morros, o temido Lampião e sua tropa de coriscos conseguiam sair de seus labirintos e enganar as volantes.

:: LEIA MAIS »

NA ESTRADA COM A POESIA

FOTOS DIVERSAS 001 - Cópia

TERRA ARRASADA

Jeremias Macário

A geleira se derrete e o planeta treme e aquece;

o ancião olha o chão rachado e faz a sua prece;

o verde vira inferno nas carvoarias lambuzadas;

queimadas matam as matas pra entrar manadas.

 

Furacões e tempestades retorcem vilas e cidades,

no flagelo de povos apodrecidos nas calamidades,

e o ranger das placas explodem fogo terremotos;

numa terra arrasada de pestes e famélicos mortos.

 

Rios secam poluídos de metais escuros e sangue;

o mar avança no galope dos ventos da noite fria,

e o pintor do mangue risca a paisagem que existia.

 

Raios e meteoritos deslizam na escuridão do dia,

e Deus recria outra esfera com raiz forte e sadia,

recompondo os seres para cumprir a sua profecia.

SOBRE NOSSAS FERROVIAS (Final)

“ÁLBUNS DE LEMBRANÇAS”

O pesquisador paulistano João Emílio Gerodetti e o jornalista chileno Carlos Cornejo fizeram um levantamento histórico sobre o apogeu dos trens e das estradas de ferro no Brasil. Diz em seu trabalho que durante muitos anos o apito do trem significou desenvolvimento, cultura e civilização. “Ao redor das estações e próximos à malha ferroviária, nasceram e cresceram sonhos, amores e cidades”.

O livro “As Ferrovias do Brasil nos Cartões-Postais e Álbuns de Lembranças” foi patrocinado pela Companhia Vale do Rio Doce, através da lei de incentivo do Ministério da Cultura.  Como declarou o autor e pesquisador, também comigo o trem faz parte da minha infância. O trem fica sempre na nossa imaginação.

Minha pequena Piritiba, nas cercanias da Chapada Diamantina, onde passei pequena parte da infância quando ainda moleque, vivia os primeiros anos de emancipação política, mas já contava com a linha férrea.

Máquinas paradas - Cópia

Repito as mesmas palavras do autor: Não sei quem veio primeiro. Foi também a partir do trem que deixei minha infância para estudar em Amargosa, no Seminário Nossa Senhora do Bom Conselho. Ia até Itaberaba no “Trem Groteiro” e, às vezes, até Iaçu. De lá seguia de Rural para Amargosa.

O livro traz depoimentos de pessoas que viajaram de trem, além de informações sobre a história da implantação das ferrovias no país. Campinas é lembrada no livro através da Estação da Companhia Paulista (hoje Estação Cultural). Também em Piritiba, na Bahia, a Estação se transformou num Centro Cultural. Mas, em outras cidades, as velhas instalações estão abandonadas e depredadas, servindo de esconderijo de marginais e drogados.

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia