Quando não é a deficiência de suas instalações e o despreparo para pouso e decolagem das aeronaves nas mudanças climáticas, os agentes do Aeroporto de Vitória da Conquista, vez por outra, se envolvem em situações de constrangimento contra seus passageiros por falta de diálogo.

Nesta semana um casal paulista que ia para Guarulhos foi impedido de embarcar depois de ter entrado em discussão com o supervisor de uma companhia. Isto ocorreu na parte da tarde quando houve agressão verbal mútua entre as partes. Toda confusão, porém, começou na manhã do mesmo dia quando o casal foi barrado de viajar por ter chegado atrasado para o voo.

Na parte da tarde o agente proibiu novamente os passageiros de entrarem no avião alegando que eles estavam exaltados e poderiam representar risco ao voo. Não sabia que Conquista está em alerta vermelho contra atos terroristas. É o resultado da psicose neurótica internacional dos atentados!

Houve também a denúncia de que no bate-boca o casal invadiu uma área restrita de segurança quando o funcionário entrou para chamar a polícia. Para quem não conhece, o aeroporto da cidade é um galpão apertadinho que irrita e deixa estressado qualquer um que transite naquela área. No verão é um calor insuportável, sem contar a falta de local para descanso.

No final de 2013, no Natal, aconteceu coisa parecida com meu filho que também foi constrangido e passou por um tremendo vexame. O que falta nesses agentes é preparo profissional para dialogar e resolver o problema ali mesmo, sem ter que apelar para a polícia militar como fizeram no episódio daquele triste ano.

A verdade é que no conjunto, o atual Aeroporto de Conquista é uma vergonha para a cidade, a terceira maior da Bahia. Quem passa por aqui sai falando mal das acomodações e do atendimento.

Há mais de dez anos que segmentos da sociedade vêm lutando pela construção de um novo aeroporto. Está em andamento a conclusão das pistas e dos acessos, mas ainda não saiu a licitação para o projeto de edificação do prédio, o que significa que não se tem certeza quando o novo aeroporto vá ficar pronto. Fala-se em 2016 ou 2017, ou talvez nas próximas eleições de 2018. Até lá, haja vexame e incompetência. Conquista não merece tudo isso.