outubro 2017
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

:: 4/out/2017 . 9:37

ACADEMIA DE LETRAS EMPOSSA E DIPLOMA NOVOS MEMBROS

A posse da nova diretoria da Academia de Letras de Vitória da Conquista-ALVC marcou também a solenidade de diplomação dos novos membros da entidade literária, no último dia 29 de setembro, data que lembra o falecimento do escritor brasileiro Machado de Assis.

Com as presenças do ex-deputado federal, Elquison Soares, do jornalista Paulo Nunes, do historiador Benjamim Nunes Pereira, o fotógrafo José Carlos D´Almeida, escritores, poetas e familiares, os trabalhos foram abertos pelo então presidente da Academia, Evandro Gomes Brito, que diplomou os novos membros Antônio Ernesto Viana Soares (escritor e historiador), Gildásio Amorim Fernandes (jornalista e publicitário), Jeremias Macário (jornalista e escritor), Antônio Alcântara Sousa (advogado e escritor) e Ronaldo Soares (advogado, professor e escritor).

A solenidade foi realizada na sede da Academia de Letras, na Avenida Paramirim, 2.765, no Bairro Brasil, e o presidente que empossou a nova diretoria fez questão de dizer que a entidade, fundada em 29 de setembro de 2008, sempre teve como propósito dedicar seu trabalho aos jovens estudantes conquistenses, e conclamou a todos a seguir esta filosofia de trabalho. Destacou também que a ALVC se sentia honrada com os novos membros.

Os trabalhos prosseguiram com os discursos dos novos acadêmicos que falaram sobre suas trajetórias de vida, seus trabalhos e ainda abordaram questões políticas vividas hoje no país, como as manifestações em prol de uma intervenção militar diante do caos moral e ético em que estamos atravessando.

Após as falas, Evandro Gomes deu posse à nova diretoria composta por Neuma Sueli Almeida Vieira (presidente), Heron Sardinha Oliveira (vice-presidente), Evandro Gomes (secretário) e Rosane Andrade Gomes Brito (tesoureira), além de membros dos conselhos.

Na ocasião discursou o ex-deputado Elquison Soares que repeliu com veemência qualquer tentativa de intervenção militar no país, como recentemente fez o general Mourão em pronunciamento numa loja maçônica. Relembrou os tempos duros e pesados da ditadura e disse que o maior bem do ser humano é a liberdade e esta não se pode perder. Alertou que todos fiquem vigilantes para que tal regime de exceção não mais aconteça em nosso Brasil. Endossando as palavras do jornalista Macário, disse que não podemos repetir os mesmos erros do passado, cheio de temores e horrores.

Com apoio de todos, a sessão da Academia fechou posição de total repúdio a qualquer tipo de manifestação a favor de uma intervenção militar que irá repetir o mesmo golpe de 1964 com a volta da censura à liberdade de expressão, sem contar os atos de perseguições políticas e as torturas.

Houve ainda discussões sobre a questão do ensino religioso nas escolas, levantada pelo acadêmico Heron Sardinhas e outros debates sobre assuntos da atualidade. A solenidade foi encerrada com declamações de poemas autorais, como do próprio Evandro Gomes, em homenagem a Castro Alves, e de poetas baianos e nacionais.





WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia