outubro 2015
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

:: 22/out/2015 . 21:25

FUTEBOL ESPANHOL TEM NOVO LÍDER

Carlos gonzalez – jornalista

O torcedor de futebol na Espanha vai aos estádios com a finalidade única de apoiar o time de sua cidade, província ou região autônoma, ao contrário do brasileiro, particularmente o nordestino, que veste a camisa dos clubes do Rio e São Paulo e lota as arenas, a maioria transformada em “elefantes brancos” após a última Copa do Mundo, para torcer contra os clubes de sua terra. Vitória da Conquista é um exemplo dessa posição nociva aos interesses do esporte local. Citei a Espanha para mostrar que os habitantes da Galicia e a comunidade espanhola de Salvador, formada quase que totalmente por galegos e seus descendentes, voltaram a se empolgar com o futebol, graças a boa campanha que o Celta de Vigo vem fazendo no principal campeonato do país, temporada 2015-2016.

O torneio espanhol, denominado pela imprensa internacional como a Liga das Estrelas, por reunir alguns dos melhores jogadores do mundo, ainda se encontra na 9ª rodada, de um total de 38, mas o Celta, que nos últimos anos já visitou as 2ª e 3ª divisões, desponta na liderança, superando Real Madri, Barcelona e Atlético de Madri. O Estádio Balaídos, com capacidade para 31.800 espectadores, vem recebendo os fanáticos torcedores da equipe que tem em Nolito seu maior destaque. O atacante tem sido convocado pelo técnico Vicente del Bosque para a seleção espanhola que busca seu terceiro título consecutivo de campeão da Europa.

Fundado em 20 de agosto de 1923, o Real Club Celta de Vigo – o título monárquico foi dado pelo rei Afonso XIII –seria rubro-negro, mas a absurda sugestão foi rejeitada pela maioria dos membros da primeira assembléia do clube, que optou pelo azul e branco, as cores da Galicia, ostentando com orgulho no lado esquerdo da camiseta a cruz de Santiago Apóstolo, padroeiro da Espanha.

:: LEIA MAIS »

BIENAL DO SERTÃO DE ARTES VISUAIS

BIENAL DO SERTÃO 017

Na cidade do sol brilhante do calor de 40 graus à beira do rio São Francisco, que está cada vez mais perdendo suas águas, a II Bienal do Sertão de Artes Visuais, no Centro Cultural João Gilberto, em Juazeiro, é uma boa opção de visita.

BIENAL DO SERTÃO 019

Passando por aqui estive lá e gostei do que vi, mas lembrei, melancolicamente, do Centro Cultural Camilo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, o qual está fechado há dois anos para uma reforma sem fim. É uma vergonha e causa revolta diante do desleixo do Estado com a nossa cultura. Há muitos anos que não se realiza uma bienal de artes em Conquista.

A exposição em Juazeiro de artes plásticas, fotografias e instalações reúne um conjunto de artistas locais, do Rio de Janeiro, São Paulo e de vários estados nordestinos. O visitante se delicia com trabalhos de qualidade e belas fotografias sobre o sertão seco e os costumes do povo.

BIENAL DO SERTÃO 022

A II Bienal do sertão vai até o próximo dia 2 de novembro e vale a pena passar por lá para dar uma olhada porque significa adquirir mais conhecimento cultural. Dê uma espiada nas fotos retratando a sequidão do nosso Nordeste.

No mesmo estilo dos outros centros culturais construídos nas maiores cidades baianas, o Centro João Gilberto está conservado e sendo utilizado pelos artistas locais, ao contrário do que está ocorrendo em Conquista.

A Bienal é uma boa pedida, mas dá tristeza ver o rio São Francisco na situação de penúria devido a depredação do homem e o abandono do poder público. Para encontrar uma solução, está sendo realizado, em Petrolina (Pernambuco), um seminário sobre a bacia hidrográfica do rio. A Hidrelétrica do Sobradinho está entrando no volume morto.

BIENAL DO SERTÃO 035BIENAL DO SERTÃO 024

Mas, em contraste com o quadro de recessão da economia nacional, de inflação alta, juros nas alturas, dólar valorizado, desemprego e cortes em programas sociais (Bolsa Família, Fies, Pronatec e outros), Juazeiro, no norte da Bahia, é a segunda cidade do Brasil que mais empregou gente nos últimos meses do ano.

 

Além dos serviços e comércio, o setor da agroindústria é um dos que estão mais contratando mão-de-obra. A Agrovale, a maior produtora de açúcar e álcool do Nordeste, está expandindo suas instalações. Também, a produção de vinhos e a agricultura irrigada de melão, uva, melancia e até pêssego estão dando sustentação à economia e oferecendo mais empregos. A região aqui é uma zona diferenciada do país que hoje vive um caos político, econômico e moral onde a ética foi pra lama da corrupção.

BIENAL DO SERTÃO 012





WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia