MOSTRA DE CINEMA CONQUISTA
Para quem gosta e aprecia a 7ª Arte uma boa pedida nesta semana é a “Mostra de Cinema Conquista”, com entrada franca, que teve início no dia 4(domingo) e prossegue até sexta-feira, dia 9, na Concha Acústica do Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, no Teatro Glauber Rocha, na Uesb e nas escolas municipais.
É uma delícia de viagem pela tela conectando ficção com a realidade entre curtas, médias e longas metragens, sem contar as oficinas, palestras, debates, homenagens, exposições e conferências. O evento está completando onze anos e, nesta edição, em parceria com o Centro de Cultura Fedele Sarno e a Prefeitura de Poções, será realizada, sexta-feira, dia 9, uma exibição do projeto “A Linguagem do Cinema”, do cineasta Geraldo Sarno, que mostrará o trabalho do cineasta Eryk Rocha.
Nesta terça-feira, às 20 horas, será apresentado no Centro de Cultura um documentário curta-metragem sobre o fotógrafo José Carlos D´Almeida – “Uma Foto-Síntese”, de Rogério Luiz, e logo após o longa “O Gorila”, de José Eduardo Belmonte. Mas, antes, no final da tarde, tem também o longa “Sinfonia da Necrópole”, de Juliana Rojas.
As exibições começam sempre às 15 horas e nesta quarta está programado o longa “Brasil S/A”, de Marcelo Pedroso. No final da tarde, o longa- metragem “Quase Samba”, de Ricardo Targino e depois das 20 horas outro longa “Permanência”, de Leonardo Lacca.
Na quinta-feira, mais curtas e os longas “Branco Sai, Preto Fica”, de Adirley Queiroz, na parte da tarde, e “Retratos de Identificação”, de Anita Leandro, às 18 horas, sobre o período da ditadura militar. Cinema não é só lazer e entretenimento, mas acima de tudo conhecimento.
Para encerrar a programação na sexta-feira, a partir das 15 horas, você pode conhecer a vida do famoso fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado através do filme “Sal da Terra”, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, numa viagem pelo mundo da fotografia. Ás 20 horas tem mais o longa-metragem “Sangue Azul”, de Lírio Ferreira.
ESPAÇO ATUAR
Quem está frequentando e participando da Mostra de Cinema Conquista, no Centro de Cultura Jesus Lima, pode dar uma olhada na exposição de armas e chapéus antigos e outras peças que lembram a vida sertaneja do interior, montada pela Escola Livre de Artes Cênicas. Vale a pena dar uma parada e refletir sobre os temas ali expostos.