PEDRAL III - Cópia

Sua história e trajetória política ao longo da sua vida não terminam com sua morte em 16 de setembro último. Suas ideias e ideais foram além de Vitória da Conquista. Em seu aniversário, no dia 12 do mesmo mês, o ex-prefeito Pedral Sampaio, antes de declarar injustificável a demora na construção do novo aeroporto, deixou por escrito e assinado um documento onde sugere a realização de vários projetos para o futuro desenvolvimento do município.

No capítulo sobre “Conquista e a Vocação para o Progresso”, Pedral convoca o leitor a confrontar a Conquista antiga com a atual e lembra a estrada de rodagem ligando a cidade com Jequié, construída nos anos 40 do século XX. Na metade da década de 70 só a vila de José Gonçalves tinha energia elétrica fornecida pela Coelba, e Iguá só veio ter o primeiro ginásio na década de 80.

Ao citar que Conquista ainda é pobre em atrações turísticas, Pedral sugere projetos de criação do Parque da Cidade, Mirantes da Caatinga e da Santa Marta (Serra do Periperi), Lagoa do Lomanto associada ao estádio do mesmo nome, o Centro Administrativo Municipal em ligação com a Lagoa das Bateias, além de bosques distribuídos pela cidade, os quais se somariam aos pontos mais atrativos já existentes, como Praça Tancredo Neves, o Cristo e o Poço Escuro. No âmbito cultural, o ex-prefeito ainda indicou as instalações do Museu do Caixeiro Viajante, Museu do Artista Conquistense e do Fotógrafo.

Na sua concepção, o Parque da Cidade seria o carro-chefe dos projetos em virtude da importância da obra que ocupará vinte quilômetros de extensão numa área a partir da margem direita da Av. Bartolomeu de Gusmão (sentido Itambé), onde outrora se localizava o antigo Aguão, até a barra do Riacho de Santa Rita, afluente do rio Verruga, com cobertura das matas Atlântica e Ciliar e árvores frutíferas, tornando-se um Corredor Ecológico.

Av. Integração 2 - Cópia

Fotos de José Carlos D´Almeida

A arborização de toda cidade é outro item significativo apontado por Pedral Sampaio, destacando também que as zonas Norte, Sul, Leste e Oeste  têm espaço para crescimento, chamando a atenção para a priorização do Distrito Industrial através da construção de barragens subterrâneas de água na baixada e um gasoduto a partir de Jequié.

O ex-prefeito deixou ainda como sugestão de projetos a implantação de um centro hortifrutigranjeiro e de floricultura, bem como levantamento das potencialidades, vocações e características locais, tornando Conquista um polo regional de investimentos independente de Salvador.

A questão da educação também foi desenhada no seu plano de sugestões, através da construção de pequenas escolas nos bairros com uma ou duas salas de aulas para crianças do pré-primário, reduzindo as necessidades de transportes. Nesse segmento, Pedral destacou a importância da criação de um terceiro polo educacional a ser erguido atrás do novo aeroporto, para atender aos distritos mais próximos.

Em suas últimas considerações sobre a cidade pouco antes de morrer, Pedral fala da necessidade de viadutos no Anel Viário e transferência do matadouro municipal próximo do novo aeroporto, sugerindo ser construído na barra do Riacho Santa Rita. Detalha obras de engenharia a serem edificadas no Centro Administrativo Municipal onde está hoje localizado o aeroporto, dizendo confiar no potencial do conquistense.

Lembrando as palavras do líder chinês Deng Xiaoping, o ex-prefeito diz ser preciso “libertar a mente, pôr o cérebro a funcionar, procurar a verdade e reforçar a solidariedade”. O povo de Vitória da Conquista certamente o fará – finalizou o político que nos deixou aos 89 anos no dia 16 de setembro último.