Por indicação do presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Luciano Gomes, o legislativo realizou, ontem (dia 27/11) uma sessão especial inédita para discutir o “Novembro Azul”, mês dedicado aos cuidados da saúde do homem, particularmente referente ao câncer de próstata.

Além do público em geral, a maioria masculina, fez parte da mesa um grupo de profissionais especializados no tratamento da próstata, como oncologistas, fisioterapeuta e representantes da Secretaria de Saúde do Município, que passou informações básicas de como o homem deve detectar cedo a doença, que hoje tem cura acima de 95% quando tratada precocemente.

Recomendações

Exercícios físicos, alimentação saudável e o não uso do tabagismo são recomendações essenciais, de acordo com os palestrantes da área de saúde, mas o homem, acima dos 40 anos, precisa fazer o seu exame anual, principalmente através do toque retal, que muitos ainda têm o preconceito de realizar, nem tanto como antigamente.

Feito o diagnóstico da doença, o paciente deve logo começar o tratamento, com o uso da quimioterapia e da radioterapia, ou de uma cirurgia, dependendo de cada caso, conforme orientam os médicos especialistas no assunto.

É também importante a participação de um fisioterapeuta, antes e no pós-operatório, para evitar que o paciente tenha sequelas de impotência sexual e incontinência urinária. A Secretaria de Saúde, conforme informou uma representante da pasta, está prestando todos serviços necessários para que os homens sejam atendidos e façam todos exames, inclusive o tratamento, quando for o caso.