SERRA DAS ALMAS

O Complexo Eólico Serra das Almas (Jacaraci, Licínio de Almeida e Urandi) já está pronto e vai entrar no segundo leilão de Energia Reserva em dezembro próximo, se sair vencedor do certame. O passo seguinte é obter a licença de instalação e iniciar a construção do empreendimento com previsão de conclusão em 2018. O investimento estimado é de 1,5 bilhão de reais, com 168 turbinas, 14 subparques e uma potência de 386,4MW.

EÓLICA E SECA 003 - Cópia

Foi assinado também, com o governador do Estado, protocolo para início das obras do Complexo Eólico Campo Largo, em Umburanas e Santo Sé, no norte da Bahia, com investimentos de 1,7 bilhão, com capacidade para gerar 1,2 mil empregos diretos na fase de implantação. O presidente da Engie Brasil Energia, Eduardo Satamini assegurou que o projeto começa a funcionar em junho de 2018.

Na primeira das três fases serão 326 megawatts de capacidade, com 121 aerogeradores. Com 68 usinas em operação, atualmente a Bahia é o segundo maior estado brasileiro em produção de energia eólica e está transformando o semiárido, como em Caetité, onde hotéis, lojas, restaurantes e outros serviços se ampliaram. Em Jacobina já existe uma fábrica de torres.

DSC_9060

AEROPORTO

Mais uma vez foi anunciada pelo governador do Estado, no dia 22 de agosto, a licitação para construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista. Depois de mais de um ano, disse que vai sair agora em setembro. “Gato escaldado com água quente tem medo de água fria”. A obra vai custar 45 milhões de reais. A pista de 2.100 metros por 45 de largura está concluída, mas por hora está sendo utilizada para pouso de urubus. Na sua última visita a Conquista, Ruy Costa foi vaiado e não pode terminar seu discurso. Depois vem o silêncio até o próximo pleito como fizeram com a construção da barragem de abastecimento de água. Hoje a população está sofrendo o racionamento constante.

SEMPRE AS COTAS

Vários partidos, em Salvador, não conseguiram preencher a cota de 30% dos candidatos para as mulheres, exigida pelo Tribunal Superior Eleitoral. É só sair por aí com um megafone convidando uma mulher para participar da política. Não vejo sentido nessa medida de mais uma reserva de mercado. No meu entender, é uma norma esdruxula porque as mulheres têm tanta capacidade quanto os homens. Não é por aí que se obtém a equiparação feminina com os homens nos legislativos. É só participar, se bem que a política anda tão desacreditada! Dos 33.524 candidatos a vereador no estado, 32% são mulheres. Do eleitorado de 10,5 milhões, 51,1% são mulheres.

MAIOR VÍTIMA

Neste nosso país de tantos necessitados, de injustiças e desigualdades sociais, o voto tem sido a maior vítima. Em Camacan, no sul da Bahia, um candidato foi eleito vereador através de uma ambulância transportando doentes. Agora o cara é candidato a prefeito da cidade. Na verdade, no Brasil é raro o voto consciente. A maioria é dada na base do favor, e há muito tempo virou uma mercadoria de barganha.

COMPORTAMENTO SERVIL

Aprovar uma lei, como fez o Superior Tribunal Federal, que só as câmaras podem dar o veredicto final sobre as contas dos prefeitos, indicando se são fichas sujas ou limpas, é desconhecer o comportamento servil dos vereadores, principalmente nos municípios menores. Sem contar que a maioria é analfabeta e leiga no assunto, grande parte se vende mesmo por dinheiro, favores, cargos para amigos e familiares.

TRISTE REALIDADE

De um leitor de um impresso da capital sobre o deslumbramento das Olimpíadas. Depois de tanta festa, “a melhoria de vida não advém e o desemprego avança, desaba a saúde e ainda pagamos a conta dos superfaturamentos obscenos pelas arenas da megalomania, algumas até ociosas. Nelas, delírio e pirotecnia; na porta dos hospitais choro e velas. É o fim de festa da triste realidade: ressaca maldita mostrando a fatuidade e os interesses escusos. E o brasileiro, de expectador passando de espectador neste circo chapa-branca”.

O UNIVERSO DE EPICURO

No mundo atual, tudo é material, lembrando o universo mecanicista de Epicuro, filósofo grego do século III a.C. Na sua concepção, o único propósito da existência do homem no universo é o gozo dos sentidos. No epicurismo, o supremo prazer é a virtude. O consumismo diz tudo. Na civilização atual, Epicuro voltou e reina absoluto. Todas as formas de sensualismo são legítimas. Para as “celebridades” de plantão tudo vale, como mostrar o bumbum, a língua, fazer caretas ou qualquer coisa exótica para manter a falsa aparência na mídia.