novembro 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

:: 26/nov/2025 . 23:25

NOVO EMPRÉSTIMO É UM “SUICÍDIO”

Com base nos endividamentos posteriores de governos passados, a começar pelo do ex-prefeito Hérzem Gusmão, o advogado e contabilista Marcos Adriano declarou ontem (dia 26/11), durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, que um novo empréstimo de 400 milhões de reais, pretendido pelo poder executivo, é um “suicídio”, comprometendo as finanças do município.

Segundo ele, a receita que era de 600 milhões de reais, passou para mais de um bilhão com o aumento de impostos da população, que também cresceu. “Ao longo dos últimos anos, o endividamento só tem aumentado e um novo empréstimo não é necessário. Um novo empréstimo só vai elevar a dívida mais ainda”.

Em sua fala na tribuna livre da Câmara, Adriano aproveitou a ocasião, para pedir prudência aos parlamentares na concessão de novos empréstimos solicitados pelo executivo. Alertou que este empréstimo para aplicação em obras de infraestrutura é um “suicídio”.

Antes da sua análise técnica sobre essa questão e da aprovação dos projetos do legislativo e do executivo, como a criação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil e da Nova Lei Orgânica do Município, a Casa, tendo como presidente Ivan Cordeiro, concedeu diversas moções de aplausos.

Além do Esporte Clube de Vitória da Conquista e do ex-jogador Pena, pela formação de novas parcerias, a Câmara homenageou o Hospital Afrânio Peixoto pela instalação de um laboratório de tratamento de crianças que nascem com a doença de queimaduras no corpo e o Hospital de Base pela ampliação da sua unidade com novos equipamentos.

Também foi homenageada a médica Rosa Aurich pela realização, no início deste mês, no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, do evento Economia Solidária, privilegiando a participação de artesãs e expressões culturais. Coube ainda uma moção de aplausos aos pastores evangélicos da cidade, com destaque para a Marcha com Jesus.

Durante a sessão, todos vereadores presentes fizeram seus pronunciamentos da tribuna legislativa.  Andreson saudou os agricultores familiares que estão satisfeitos com as chuvas e elogiou a obra estadual de pavimentação da estrada que liga Conquista a Bate-pé. Informou sobre a vinda do governador a Conquista, nesta sexta-feira, quando anunciará a construção e conclusão de diversas obras, inclusive em Iguá, onde será inaugurada a nova praça do distrito.

Bibia defendeu o empréstimo de 400 milhões solicitado pela prefeita Sheila Lemos, para construção de obras nos bairros de Conquista. Ele acha que o vereador contrário está cometendo um crime contra ele mesmo. O empréstimo é importante para o crescimento da cidade e a atração de novos investimentos – ressaltou.

A parlamentar Cris Rocha falou sobre seu trabalho na zona rural, como sistema de abastecimento de água na Taboa e região. Na ocasião, agradeceu o apoio da Cerb e da administração da Prefeitura Municipal. A vereadora parabenizou também as obras realizadas pelo Governo do Estado, como o asfaltamento da estrada para o distrito de Bate-pé.

Entre outros, falou o vereador Edivaldo Ferreira, ao defender o empréstimo de 400 milhões de reais, assinalando que o Governo do Estado está também querendo um empréstimo de mais de 600 milhões e não se tem feito alardes como está ocorrendo em Conquista. Disse que o limite de endividamento é pequena, não impedindo que se faça novos empréstimos.

 





WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia