ANAGÉ 065

Depois de 18 anos de atividades, a Canal 3, a última locadora de filmes em DVDs de Vitória da Conquista vai fechar suas portas neste final de mês. Era a única casa do ramo que ainda resistia à tecnologia digital da internet com a locação de filmes originais de grandes cineastas nacionais e estrangeiros, principalmente norte-americanos, franceses, italianos e japoneses.

ANAGÉ 068

A loja Canal 3, que ainda funciona na Praça do Fórum, foi uma das primeiras da cidade a atuar no ramo e soube enfrentar a concorrência pesada de muitos estabelecimentos quando do surgimento da internet no início dos anos 2000. Um dos segredos de tanto tempo na praça foi justamente o de locar bons filmes, inclusive vencedores do Oscar.

Com mais de cinco mil títulos reunidos, a cidade perde mais uma casa cultural que divulgava a sétima arte, depois do fechamento do Cinema Madrigal nos primeiros anos do século XXI quando Conquista contava com centenas de locadoras de filmes em DVDs e até em VHS.

Em se tratando da sétima arte, o primeiro cinema em Conquista foi montado em 1912 na travessa cel. Pompilio Nunes (Zulmiro Nunes) e tinha o nome de cinematógrafo. O segundo foi em 1917 e se chamava Jurandir. Depois tivemos o Cine Íris, Odeon Cinema, Cine Conquista (1934), Cine Castro Alves, Cine Teatro Conquista, Cine Glória e, por último, o Cine Madrigal na década de 70, de Nivaldo Araújo.

ANAGÉ 072

Agora os conquistenses não terão mais onde locar um filme de qualidade em DVD para assistir nos finais de semana como era de costume. Perdem os que ainda tinham a tradição de reunir a família e amigos nos finais de semana para acompanhar a linguagem cinematográfica de um bom autor, ao lado de uma tigela de pipoca, um suco ou um refrigerante.