NUNCA IMAGINEI QUE NO BRASIL EXISTIA TANTA GENTE IDIOTA E DE PENSAMENTO RETRÓGRADO, QUE FOSSE FALAR TANTOS ABSURDOS E BESTEIRAS. ELES ESTAVAM INCUBADOS NUMA CÂMARA FRIGORÍFICA E COMEÇARAM A SE REVELAR HÁ POUCO MAIS DE UM ANO. DENTRE TANTAS IDEIAS ESTARRECEDORAS, O CORONAVÍRUS FOI UM PLANO DE GLOBALIZAÇÃO COMUNISTA.

Este assunto está recheado de declarações aberrantes, inusitadas, preconceituosas, racistas, homofóbicas, xenófobas e misóginas, mas vou direto ao ponto da questão da saúde em nosso país. No meu modesto entendimento, a saúde no Brasil já vivia em colapso bem antes do coronavírus. Tornou-se mais aguda a partir da pandemia desse vírus, que entortou todas as críticas e fez aparecer conceitos inimagináveis em se tratando de ser humano.

Quero dizer que a culpa do esgotamento da capacidade hospitalar não está somente na Covid-19, visto que o sistema como um todo já era precário e altamente deficitário, onde milhares morriam nas portas dos hospitais por falta de vagas. A prova de tudo isso está em imagens registradas por pacientes e em reportagens da própria mídia, mostrando cenas de horror, choros e ranges de dentes.

Acontece que atualmente o foco é o coronavírus que fez aumentar, de forma acelerada, o número de mortes, superlotando mais ainda a rede hospitalar. O vírus apenas, de forma cruel, serviu para agravar mais ainda o caos que já existia por falta de investimentos maciços no setor que já vivia em estado terminal. Nunca se imaginava que viria por aí uma avalanche de doentes para piorar mais ainda o quadro, que já era de calamidade pública.

Até antes da pandemia, a imprensa escancarava, vez por outra, as mazelas do setor e casos desumanos de gente vindo a óbito por falta de atendimento. Até pouco tempo, não se fazia tanto alarme como ocorre agora. Os veículos de comunicação noticiavam a falência do sistema, as sujeiras nos hospitais, a escassez de equipamentos e materiais, o clamor das pessoas na batalha por uma vaga e depois esqueciam tudo por um determinado tempo.

PRATICAMENTO VOLTOU A FUNCIONAR

De uma questão a outra, e esta de cunho mais local, nesta semana o comércio de Vitória da Conquista praticamente voltou a funcionar, com mais lojas abertas, inclusive segmentos que deveriam estar fechados, e muito mais gente e veículos circulando nas ruas, como em dias normais antes do decreto municipal de baixar todas as portas, com exceção dos setores essenciais.

Como a fiscalização é falha, por falta de mais recursos humanos, somente o centro da cidade mostra uma cara de comércio fechado, e olha que não estou me referindo às filas nas lotéricas e agências bancárias. No Bairro Brasil, por exemplo, praticamente tudo está funcionando. Vitória da Conquista é considerada a capital do Sudeste, girando em torno dela cerca de 80 municípios, sem contar que é entroncamento para várias regiões do país. Imagina esse contingente de todas as partes aglomerado na cidade!

Sempre tenho dito que esse isolamento social, de todos em casa, é uma falácia no Brasil, que mal chega a 60 ou, quando muito, a 70% em alguns locais. Em Conquista, por exemplo, se for fazer uma pesquisa, esse isolamento não alcança 40%, e ontem a impressão foi que tudo voltou à normalidade. Defendo o tudo ou nada. Essa tal de flexibilização no Brasil não funciona.

Vários estados e municípios estão abrindo suas porteiras e não se sabe o que pode ainda vir por aí, tendo em vista que especialistas afirmam que o país ainda não chegou ao seu pico da crise, como já ocorreu em diversos países da Europa. Temos um governo confuso que está com o propósito de esconder as informações, pouco dando importância para as mortes.