Numa sessão que começou com atraso de uma hora, marcada para às 9 horas de ontem (16/10), por causa de conversações em reservado entre seus parlamentares, a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista prorrogou por mais tempo a votação do empréstimo de 60 milhões de reais à Caixa Econômica Federal, solicitado pela Prefeitura Municipal, para realização de obras de cobertura asfáltica e iluminação em vários bairros da cidade.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da Casa, Luciano Gomes, explicou que o adiamento da votação foi feito pela prefeita em exercício, Irma Lemos, mas o fato é que ainda não existe um consenso para o fechamento do acordo entre os vereadores, para levar o projeto à apreciação da plenária.

A oposição alega que o empréstimo pode endividar mais ainda os cofres do município, cujo executivo acabou recentemente de tomar 45 milhões. Na verdade, os parlamentares estão de olho em suas emendas, para beneficiar suas localidades e garantir votação nas próximas eleições de 2020.

Os monitores pedem ajuda

Enquanto se discute o empréstimo de 60 milhões, os monitores da educação, na totalidade de mulheres, fizeram, ontem, (dia 16/10) um movimento em frente da prefeitura, e depois rumaram para a Câmara onde usaram a Tribuna Livre para pedirem ajuda do legislativo, no sentido de que a classe seja reconhecida em seus direitos profissionais.

Acima de tudo, as monitoras querem aumentos salariais através de um plano de cargos para a categoria, argumentando que o profissional da educação trabalha hoje com um planejamento pedagógico, muito além de brincar e cuidar das crianças, e que muitas têm até formação de pós-graduação. Falaram da responsabilidade que exercem nas creches, sem o devido reconhecimento por parte do poder público.

Logo após expor suas carências nas escolas municipais, com atividades cansativas durante o dia a dia, as monitoras entregaram uma minuta de solicitações ao presidente da Câmara e seguiram em protesto para a sede da Secretaria da Educação, com o mesmo objetivo.

Saudação aos professores

Como terça-feira (15 de outubro) foi comemorado o Dia do Professor, os vereadores, que usaram da palavra, aproveitaram a sessão dessa quarta-feira para saudar a classe, hoje tão desprestigiada no país diante das dificuldades postas pelo sistema educacional deficitário, sem contar a violência existente nas salas de aula. Com já se sabe, o Brasil tem hoje um dos piores índices no ranque da educação, em relação a outras nações do mundo, principalmente as mais civilizadas. O ensino tem uma baixa qualidade, sem levar em conta que os professores ainda são mal remunerados e penam muito para dar conta de seu árduo ofício.