EÓLICA E SECA 003 - Cópia

No primeiro trimestre deste ano, mais 18 usinas eólicas, representando investimentos de R$1,7 bilhão e 458.500 MW acionados à rede elétrica, entraram em funcionamento no semiárido baiano nos municípios de Santo Sé, Campo Formoso, Caetité e Igaporã.

Com as novas unidades, a Bahia agora completa 60 usinas em operação e mais 1,53 GW em potência instalada na produção de energia eólica, segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda.

Atualmente, a Bahia é o terceiro maior estado brasileiro em produção de energia eólica, abaixo do Rio Grande do Norte com 97 usinas e 2,6 GW e o Rio Grande do Sul com 67 usinas e 1,55GW. No Brasil, a Bahia é o território que mais avança nessa modalidade energética e o que mais possui unidades em construção, com um total de 46 empreendimentos.

EÓLICA E SECA 004 - Cópia

Os investimentos totais na Bahia já somam R$18,5 bilhões em 186 usinas, com 4,5GW de potência em 22 municípios. No semiárido é uma paisagem dos chamados cata-ventos nunca vista. Em Caetité e Igaporã, na região, os aerogeradores se erguem como gigantes da caatinga