Com as presenças dos deputados José Raimundo (estadual) e Waldenor Pereira (federal), a Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista realizou nesta sexta-feira (dia 24/10) uma audiência pública sobre a proteção dos animais e fez o lançamento do programa de castração e vacinação.

A audiência foi requerida pela vereadora Gabriela Garrido e contou com a participação de ativistas em defesa da causa animal, professores e servidores da Universidade Federal da Bahia, em Conquista, veterinários, donos de clínicas, técnicos e criadores.

Em sua fala, o parlamentar Andreson saudou todos os protetores dos animais, em especial o ativista Vitor Quadros, de Barra do Choça, e os deputados presentes. Na ocasião, destacou que neste quesito, o município de Guanambi está mais avançado que Conquista, com leis já aprovadas.

Como outros vereadores e especialistas no assunto que usaram da palavra, Anderson sugeriu que o poder executivo crie o Conselho do Bem-Estar Animal e um fundo de recursos visando a melhoria no atendimento à população animal. Outra reivindicação do vereador é que a Clínica Animal do município seja também aberta nos finais de semana.

Quem também usou da tribuna foi o vereador Ricardo Babão que propôs a criação de uma comissão na Câmara de Vereadores voltada para esta questão animal. A vereadora Garrido acrescentou que este assunto já está sendo discutido. Babão ainda fez um apelo à iniciativa privada no sentido de apoiar esta causa.

O deputado estadual José Raimundo falou da necessidade de proteção dos animais, principalmente os de rua e citou a emenda do seu colega Waldenor no valor de um milhão de reais destinado ao programa de castração e vacinação. Essa verba está sendo direcionada ao departamento da UFBA de Vitória da Conquista.

José Raimundo alertou que as atividades humanas estão modificando o planeta. “Se o homem agride a natureza, ela também responde com agressão”. Em sua opinião o tratamento aos animais é também uma questão de saúde pública.

A vereadora Lara informou que no ano passado a Clínica Animal de Conquista chegou a castrar mais de quatro mil animais e sugeriu que os recursos das emendas parlamentares fossem direcionados para o município e não para a Universidade Federal.

A parlamentar Márcia Viviane elogiou a emenda do deputado federal Waldenor e defendeu que o recurso fique para a UFBA que terá maiores condições de formular um programa de castração e vacinação. Enfatizou ser uma quantia pequena os 2,7 milhões do orçamento do município para a proteção animal.

O deputado federal Waldenor Pereira saudou todos os presentes na mesa, em especial a vereadora Gabriela Garrido que teve a iniciativa de levar este assunto em público. Na oportunidade, o deputado citou pesquisa feita pelo Ministério do Meio Ambiente onde se constatou que 53% dos lares brasileiros existem animais, sendo 48% de cães e 21% de gatos.

Com base nesses dados, o município de Conquista, com cerca de 400 mil habitantes, teria mais de 40 mil cães e gatos, sendo que 40% se encontram nas ruas, ou seja, 16 mil.