O MAIOR CULPADO

A derrubada pela Prefeitura Municipal das casas numa invasão na Serra do Periperi, uma área de preservação ambiental, sem uma notificação às famílias, tem como maior culpado o próprio poder público que não interferiu de imediato quando houve a ação de construir barracos naquela localidade.

Todos estão carecas de saber que nestas invasões de terrenos, além dos necessitados que não têm neste Brasil desigual um teto para morar, existem os aproveitadores e oportunistas, inclusive vereadores sem escrúpulo, tanto da oposição como da situação, que fazem intermediações visando o voto do eleitor que vive na pobreza.

Serra do Periperi 10

Segundo consta, a invasão aconteceu há oito meses na Serra que foi tombada pelo prefeito Pedral Sampaio em 1996 com área ampliada no mandato de Guilherme Menezes. Gostaria de saber: Por que o poder público não agiu quando o local foi invadido? Se o governo é contínuo, o novo deveria comunicar e dialogar antes de derrubar abruptamente.

É bom que se saiba que, por negligência e acordos políticos e imobiliários interesseiros, toda encosta pobre que margeia a Serra do Periperi é invasão desde as décadas de 60, 70 e 80, principalmente, quando cometeram um verdadeiro crime ambiental contra a Serra. De lá retiraram pedras e areia, acabando com a fauna e a flora. Mataram todas as nascentes, restando apenas a Mata do Poço Escuro que não é cuidada como deveria.

UBER EM CONQUISTA

Os taxistas que se cuidem, pois está chegando aí o aplicativo UBER para concorrer no mercado de transporte de pessoas. Ora, são coisas naturais do sistema capitalista que aproveita as brechas, principalmente em tempos de crise econômica. Dizem que os usuários são os maiores beneficiados. Que seja. Alguém tem que perder ou se atualizar. Assim é o sistema. A UBER já chegou a Feira de Santana e está vindo para aqui.

DEIXAR ENFERRUJAR PARA FECHAR

Os governantes há muito tempo usam uma tática de deixar um órgão ou entidade em estado deplorável, enferrujado pelo tempo, para ter a desculpa de fechar. É o que está acontecendo com o fechamento dos hospitais psiquiátricos Afrânio Peixoto, em Vitória da Conquista, Juliano Moreira e Mário Leal, em Salvador, e com o Lopes Rodrigues, em Feira de Santana. Os doentes que fiquem amontoados nos corredores dos hospitais regionais.

PREFEITO E GOVERNADOR

A disputa em Salvador entre o prefeito ACM Neto, o festeiro, e o governador Rui Costa é acirrada visando as eleições de 2018. Um tenta ser prefeito e esquece que é governador. O outro tenta fazer as duas coisas. Quem mais ganha com isso é o soteropolitano, enquanto o interior é esquecido e sofre com a seca e a escassez de água, como acontece em Vitória da Conquista, a terceira maior cidade da Bahia. Para o município construíram ao longo desses últimos anos uma barragem de promessas.

A POLÊMICA DAS COTAS

Seis candidatos a cargos de promotor do município de Salvador impetraram mandado de segurança por se declararem negros e terem sido eliminados na verificação de autodeclaração racial. É mais uma polêmica sobre esse tipo de cota da qual sou terminantemente contra. Agora o movimento negro entende ser fundamental uma banca presencial de verificação para ver se o cara é mesmo negro e tem direito à cota. Alega o movimento que por foto o candidato pode utilizar recursos para escurecer a pele e argumenta que a banca não vai medir melanina, tamanho do nariz ou boca da pessoa. É mesmo ridículo tudo isso!

AMACIADA

Depois do escândalo da “Carne Fraca”, o governo, ruralistas e empresários do setor estão agora tentando amaciar as investigações da Polícia Federal que passou dois anos acompanhando as irregularidades cometidas pelos frigoríficos. Sem moral e dignidade e com tantas falcatruas soltas no país, fica difícil explicar e convencer os consumidores internos e externos. É o país da vergonha! A JBS, dona das marcas Friboi e Seara, despejou tubos de dinheiro em propaganda dando a entender que só ela detinha o padrão de qualidade. Outras empresas agora chantageiam o governo demitindo empregados.

O BRASIL EMPACOU

Como já era esperado, o Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil empacou como mula no indicador de 0,754, mantendo o país na 79ª posição no ranking de 188 países pesquisados pelas Nações Unidas, empatado com a Ilha de Granada. Alguém ai conhece? O estudo detectou ainda que entre 2014 e 2015 a pobreza no Brasil aumentou. Outro dado é que no ano passado mais de uma centena de países apresentaram melhora nos indicadores. Só o Brasil ficou na rabada.

MAIS DESIGUALDADES

Vêm aí mais desigualdades e injustiça social com a reforma da previdência, ficando de fora as forças armadas, bombeiros e policiais militares, como se não bastassem os privilégios que já gozam determinadas categorias como os poderes judiciário, legislativos e pessoas do executivo. Para tapear, o mentor da reforma excluiu os servidores estaduais e municipais. Só os funcionários federais e trabalhadores privados vão ser penalizados, e tome arrocho. Os vampiros de Drácula estão chegando com toda sede de sangue! No Brasil, instituições de ensino, como a Universidade Católica, são consideradas filantrópicas e, portanto, isentas de pagar o INSS.

NA MUTREITA

Agora eles (os políticos do Congresso Nacional) só falam de lista fechada para uma paralítica reforma política, mas estão de olho mesmo na anistia do caixa dois, esperando o momento certo de encaixar o projeto de lei entre as 10 medidas de combate à corrupção que ainda retornam à Câmara para serem discutidas. Cadê que os caras falam sobre corte nas mordomias de verbas, no fim da reeleição, na redução do número de senadores, deputados e vereadores, no limite dos mandatos e das siglas partidárias, no fim do foro privilegiado e outras excrescências?

MÁQUINA DE LAVAGEM

O Tribunal Superior Eleitoral é uma verdadeira máquina de lavagem de dinheiro sujo. O que interessa não é o destino, mas a origem das propinas saídas de contratos fraudulentos de órgãos públicos e estatais. O maior vilão é o sistema político eleitoral que grudou como carrapato no país e está sugando as últimas gotas de sangue dos mortais brasileiros. Há diferença entre caixa 2, compra de diamantes e compra de votos no Congresso.

VAMOS ALUGAR O BRASIL!

Como dizia o poeta, cancioneiro, cantor e compositor baiano Raul Seixas, “a solução é alugar o Brasil”, só que o fato está mesmo sendo consumado. Mas, não estão alugando, estão vendendo mesmo! Pedagiaram as rodovias estaduais e federais, venderam portos e aeroportos, e as escolas particulares estão sendo compradas por empresários norte-americanos. Com a terceirização, logo vão vender as escolas públicas, já que a saúde já foi, há muito tempo, privatizada. A grande estatal Petrobrás que já foi orgulho dos brasileiros está também torrando seus ativos.