março 2015
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

:: 2/mar/2015 . 22:48

SOCIEDADE DA ACELERAÇÃO

De Orlando Senna

Blog Refletor TAL-Television América

Indicado e comentado por Itamar Aguiar

O tempo é o maior dos mistérios. A única maneira do ser humano fazer uma ideia do que é o tempo é relacionando-o com o espaço, com a materialidade do espaço, com períodos que se fazem necessários para se deslocar entre um ponto e outro na Terra e entre nosso planeta e outros corpos do universo. Uma relação que começa na realidade de nossos passos e se dilui outra vez no mistério quando nos lembramos da física clássica de Isaac Newton ao afirmar que duas linhas paralelas se encontram no infinito.

Teorias contemporâneas, pós quânticas, supõem que as paralelas não se encontram e sim se separam no infinito, no mesmo não lugar, na mesma utopia. Tudo que se refere ao tempo, mesmo quando o relacionamos com o espaço que achamos saber o que é, se esvai no não entendimento do eterno, do que não tem princípio nem meio nem fim, o maior desafio para a imaginação humana. Einstein chegou à conclusão, como sabem, que tempo e espaço estão realmente entrelaçados, mas ambos são relativos. De qualquer maneira, a relação espaço/tempo é, até agora, nossa tábua de salvação do fazer sentido, do minimamente entendermos onde e como vivemos (já que o porquê jamais saberemos).

Às vezes com poesia, como a possibilidade de vermos o passado, vermos com os olhos, fisicamente: quando olhamos para uma estrela brilhante que já não existe, que desapareceu há muito tempo e cuja luz ainda está cruzando o espaço, obedecendo à velocidade dela. Ou ouvir o passado, quando o som do trovão só é percebido depois do clarão do relâmpago porque velocidade de luz e som são diferentes. Às vezes com grande impacto no nosso viver cotidiano, como o que a humanidade está vivendo neste momento de mudança de ritmo, que sociólogos e filósofos batizaram como Aceleração Social.

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia