Os funcionários da Viação Vitória, que teve seus ônibus interditados há mais de um mês e se encontra em estado falimentar, bem que quiseram ter acesso à tribuna livre da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista na sessão de ontem (dia 24/08), para falar de suas situações sem receber salários há meses, mas vão ter que esperar para a próxima plenária de quarta-feira (dia 29/08).

O vereador Dudé, líder do governo na Casa, chegou a bater boca com um empregado da empresa que insistia em falar, mas foi vencido pelo argumento do parlamentar que abriu questão de ordem, pois como reza o regulamento, existe uma fila de espera pela tribuna livre. A plenária aprovou sua posição de não abrir precedentes, mas houve um acordo para a concessão do espaço sobre o assunto na próxima sessão.

Como todos já devem saber, os funcionários da “Vitória” estão atravessando sérias dificuldades financeiras há mais de quatro meses, e não existe uma solução. São mais de 500 famílias que hoje dependem de doações da comunidade para se alimentar, sem contar atrasos em suas contas, como aluguel, carnês, cartões de crédito, pagamento de água e luz e outras dívidas no comércio.

Todos vereadores se prontificaram a ajudar, inclusive com seus próprios recursos, pois o quadro é caótico e de sofrimento. Os vereadores do PT bradaram contra o poder público municipal que ainda não tomou uma posição firme, de modo a aliviar os problemas dos empregados parados. Eles fizeram um pelo à Justiça no sentido de que os ônibus da empresa sejam penhorados para pagar as indenizações trabalhistas.

Dentro deste mesmo setor, que atualmente vive uma grande crise na cidade, muitos parlamentares se alternaram na tribuna para defender uma urgente regulamentação do transporte alternativo, principalmente dos motoristas de aplicativo. A oposição criticou a lentidão da Prefeitura Municipal em resolver as irregularidades das vans, muitas rodando de forma clandestina, repudiando a ausências de representantes do executivo nas discussões.

Outros assuntos foram abordados na sessão como a precariedade do Ceasa Atacadão, desprovido de qualquer nível de higiene para os consumidores, sem falar na total desorganização do local que virou espaço predileto dos ladrões de veículos. A vereadora Lúcia Rocha aproveitou seu tempo para falar da necessidade de revitalização do rio Verruga e da Lagoa das Bateias, hoje depósito de esgotos e sujeiras provenientes dos bairros vizinhos.

Com seu discurso político de duras críticas ao governo estadual do PT, o vereador Salomão aproveitou para chamar o candidato a senador Jaques Wagner de ladrão, citando as denúncias contra ele nas obras da Fonte Nova, na Copa de 2014.

Na ocasião, a Câmara prestou uma homenagem de moção de aplausos aos 90 anos da Polícia Rodoviária Federal, na presença de muitos componentes da corporação que receberam diploma de agradecimento pelos trabalhos prestados na região. O vereador Álvaro Pithon também homenageou o trabalho das forças armadas no país.