:: 21/ago/2024 . 23:27
INFLUENCIADORES OU IMPOSTORES?
Com a chegada da internet e das redes sociais surgiram os chamados influenciadores digitais, o que abriu espaço para criminosos e impostores golpistas. Esses indivíduos, por incrível que pareça, chegam a ter milhões de seguidores, muitos dos quais estão sendo vítimas desse pessoal.
Sobre essa questão de influenciador digital já fiz aqui alguns comentários sobre essa nova “profissão” e repito que não vai tardar de as faculdades particulares criarem um curso específico com essa nomenclatura. Será também um engodo para colocar na cabeça dos nossos jovens. Mais uma forma de ganhar dinheiro fácil na educação.
Ninguém me influencia na minha forma de pensar e muito menos quando se trata de linha ideológica. No mínimo pode me convencer, se houver argumentos e dados sólidos, de que determinado fato histórico ou pensamento carecem de correções.
Não consigo entender como essa gente de hoje se deixa ser influenciada por alguém que não tem nenhuma formação e base intelectual e fica num canal falando um monte de baboseiras. A única explicação plausível é a decadência do conhecimento e do saber que hoje sofre a maioria do nosso povo.
Quem cai na lábia desses tais influenciadores digitais são pobres de espíritos, ambiciosos e gananciosos que acham que pode subir na vida de maneira fácil. Tanto esses criminosos como as vítimas ditas “inocentes” são culpadas.
Existem também vários programas de televisão dizendo o que é certo e errado, como se existisse um padrão de verdade. Muitos acompanham e seguem esses apresentadores como se fossem velhos gurus ancestrais. Só posso dizer que é falta de personalidade de quem acredita em tudo que se fala por aí.
Isso nos faz lembrar dos estelionatários e trapaceiros dos golpes dos bilhetes premiados onde a vítima cai no papo do malandro achando quer vai levar vantagem e termina sendo “roubado”, ou como se fala no popular, se ferrando. O mesmo vem ocorrendo nos casos de influenciadores digitais que oferecem sorteios milionários e muitos entram na onda achando que vai ficar rico de uma hora para outra.
Esses tais influenciadores digitais, espertos e de boa expressão, mas sem formação acadêmica, moral e ética, são hoje usados pelo sistema capitalista empresarial, para induzir as pessoas a consumirem mais e mais. Pegam os compulsivos.
A grande maioria entra no esquema e termina se endividando. Uma coisa é ser influenciador digital, a outra é ser formador de opinião, caso do jornalismo sério que lhe orienta, por exemplo, a tomar uma direção correta contra os falsos políticos, economistas e educadores.
- 1










