agosto 2024
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

:: 20/ago/2024 . 23:34

QUEM TEM MAIS SAI NA FRENTE

Começou a maratona eleitoral que vai durar pouco mais de um mês. Para muitos é longa e para outros é curta a temporada de caça aos votos. O eleitor já deve estar dizendo que é uma chatice quando começar a propaganda na televisão e no rádio a partir do dia 30 de agosto. A maioria não aguenta o falatório, principalmente quando baixa o nível.

Quem tem mais condições financeiras já saiu na frente com seus “santinhos”, praguinhas, bandeiras, adesivos, folhetos, clips e outros materiais. A maioria dos candidatos a vereador ainda está esperando pela merreca do Fundo Eleitoral, ou Partidário, que não sabe quando vai cair na conta protocolar do Tribunal Eleitoral.

Depois da exigência de tanta burocracia para o registro na Justiça, o candidato ainda é obrigado a abrir três contas (não sei para que tudo isso) num banco e esperar por mais três dias úteis para serem liberadas, isto se não houver pendências. Sempre existe.

O sistema de disputa é totalmente desigual e injusto, mas, lamentavelmente, é a democracia tupiniquim que temos, feita pelos caras do poder lá de cima, para beneficiar os próprios a permanecerem em suas cadeiras, bem como aqueles dotados de mais grana que partem na frente.

Não restam dúvidas que é uma concorrência desleal, sem contar outras intrincadas normas impostas que eliminam aqueles que têm boas intenções, são éticos e honestos na política.  No caso de vereadores, outro absurdo é a reeleição por quantas vezes o candidato quiser. A maioria faz da política uma carreira profissional. Conheço parlamentar que já está lá por mais de 40 anos.

Não somente o prefeito, mas também o vereador que já está na Câmara usa a sua máquina por debaixo do pano, e é um dos primeiros a sair na frente dessa maratona. Assim fica difícil para os bons entrarem nessa política tão desproporcional. A justiça faz de conta que vigia e fiscaliza as irregularidades.

Os espertos e astutos de grande poder aquisitivo têm seus advogados e contadores para burlar as regras, como no caso do Imposto de Renda e até nos crimes bárbaros onde o rico e o poderoso nunca são punidos como deveriam ser em igualdade com os pobres. O cara pode até ir para a cadeia, mas não demora muito tempo. Estão aí as operações, Lava-Jato, Mensalão e tantas outras que servem de exemplos.

Por essas e outras é que é raro alguém aconselhar um amigo a participar de um pleito eleitoral, e quando alguém entra é chamado de doido varrido, maluco ou corajoso demais. Não suje suas mãos com isso, salta alguém de lá na tentativa de que você desista.

Quando coloquei meu nome para ser apreciado por Vitória da Conquista, como candidato a vereador, um amigo foi logo me alertando que eu iria ver coisas horríveis e muitas cafajestagens. Cuidado para não ser contaminado!

Apenas lhe respondi que não corria esse risco e, como em tantos outros desafios da minha vida ocupando diversos cargos no setor privado e público, sairia de mais um de cabeça erguida. Sentiria vergonha de mim mesmo se cometesse alguma trapaça nessa corrida, mesmo tendo consciência que é desigual.

Como tantos outros, não sai na frente dessa maratona por falta de recursos, mas vou dentro do meu compasso, de acordo com as minhas condições.  Nessa largada, vou na minha marcha dentro dos meus limites, sempre com o pensamento firme de ocupar uma cadeira na chegada, não importando que seja a última.

 





WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia