OS ABOMINÁVEIS
Quando o ex-presidente Lula era deputado federal chegou a dizer que o Congresso Nacional tinha 300 picaretas. Pouco mais de 20 anos depois vem o ex-ministro da Educação, Cid Gomes, com dedo em riste e raivoso declarar que a instituição política (513 deputados e 81 senadores) tem 400 achacadores. A coisa vai de mal a pior!
Não sei se são 300 ou 400 abomináveis, nem qual o número exato, mas sei que com todas suas benesses, mordomias, advogando em causa própria na base do toma lá dá cá, cagando nas cabeças da opinião pública, a Câmara e o Senado não representam mais os anseios da população. Para os achacadores, não existem limites para o perigo. É como andar no fio da navalha.
Lembrando a mitologia grega, a Casa é como uma espada apontada para nossas cabeças, só que os malfeitores abomináveis acham que são intocáveis e invioláveis em suas togas e palácios. O Congresso está empurrando o país para o precipício.
Recentemente foram os reajustes nababescos de verbas de gabinete, indenização, custos extras e até passagens aéreas para seus cônjuges pagas pelo contribuinte. Nesta semana triplicaram os recursos que sustentam o Fundo Partidário de 32 partidos, sem contar os bilhões de propinas das empreiteiras que são descaradamente chamadas de “doações”. Não estão nem aí para as manifestações das ruas, mas um dia esta corda se parte, ou a casa cai.
Na filosofia chinesa, se não me engano, cada ser humano tem semelhança com um bicho. Ser chamado de macaco não deveria ser ofensa diante dos ratos, hienas, morotós, cupins, sapos, aranhas, cobras venenosas, escorpiões, baratas, lobos travestidos de cordeiros, os gaviões e carcarás que se alimentam de pintinhos, os gambás, as raposas e os insetos peçonhentos da pior espécie que circulam entre nós.
É só olhar para a cara de um safado chantageador empacotado no terno e na gravata e você verá o parentesco que tem com esses animais. Veja bem o formato do rosto, a aparência, a cabeça, o jeito de andar, as expressões, o comportamento, as artimanhas, o cabelo, os olhos deles e você vai encontrar a designação correspondente para cada animal citado, dentre outros.