:: 12/mar/2015 . 23:12
ATLAS DE CONQUISTA
Um trabalho inédito de grande importância para estudantes, educadores, historiadores, sociólogos, jornalistas e geógrafos, o “Atlas Geográfico de Vitoria da Conquista” foi lançado ontem à noite (dia 12/030), na Casa Régis Pacheco, pelos professores e doutores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Uesb, Altemar Amaral Rocha e Ana Emília de Quadros Ferraz.
Numa iniciativa própria e independente, a obra que contém dados de mapas, clima, solo, dimensões, riquezas naturais entre outros itens sobre o município, levou cerca de dez anos para ser elaborada. De acordo com os autores, não existe na Bahia e no Brasil, na esfera municipal, um trabalho específico desse porte geográfico tão rico em detalhes.
É mais uma conquista independente de pesquisadores e até mesmo de escritores que nos últimos anos têm se debruçado em colocar Vitória da Conquista no mapa do conhecimento. Dentre tantos outros, é mais um legado para as atuais e futuras gerações do município, desta vez na área da geografia.
É mais um espaço preenchido por iniciativas próprias de estudiosos em determinados setores que, infelizmente, não têm contado com o devido apoio e atenção da parte do poder público. É mais uma mostra da lacuna deixada pelas instituições públicas que deveriam investir seriamente nesse segmento da pesquisa, da tecnologia e da cultura regional.
- 1