:: 4/mar/2015 . 21:58
CONQUISTA NA ROTA DA CHAPADA
A terceira maior cidade da Bahia de clima ameno, polo da cafeicultura no sudoeste e hoje forte centro comercial e educacional desponta para ser a porta de entrada de turistas vindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Distrito Federal, Goiás e de outros estados para a Chapada Diamantina, bastando apenas implementar os principais projetos do novo aeroporto e do abastecimento de água que estão em andamento.
Atrativos e estrutura empresarial não faltam para conquistar esta rota hoje seguida pelos visitantes a partir de Salvador com destino às cidades de Lençóis, Palmeiras, Andaraí, Mucugê e outras importantes do coração da Chapada, num longo e cansativo percurso por Feira de Santana (BRs 324 e 116 Rio-Bahia) até alcançar a rodovia federal 242 em direção ao oeste e Brasília.
As perspectivas para esta mudança de rota turística através de Vitória da Conquista, que conta hoje com uma das economias mais dinâmicas do Estado e do país (comércio e serviços), são as mais promissoras nas contas dos empresários, especialmente do segmento hoteleiro e das agências de viagens. Novos empreendimentos industriais também são esperados com a chegada da Barragem do Rio Pardo, solucionando o problema de água.
O setor imobiliário se agiganta nas direções dos municípios de Barra do Choça (leste), Itambé-Itapetinga (sul) e Anagé-Brumado (oeste). Na área educacional, a cidade recebe mais duas faculdades de medicina (UFBA e Santo Agostinho) que se somam a da Uesb –Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Fainor e FTC são outras instituições de nível superior, além das existentes no campo do ensino à distância, prometendo aumentar a população em mais de 100 mil habitantes nos próximos dez anos.
A tão esperada logística é o novo aeroporto cujas obras (pista e vias de acesso) estão em fase de conclusão, dependendo tão somente da abertura de licitação para a construção do prédio sede e instalação dos equipamentos necessários ao seu funcionamento. A previsão é que esta definição do projeto se concretize ainda neste mês de março.
Outra ação do poder público imprescindível ao desenvolvimento sustentável e ordenado da cidade é quanto à solução do trânsito através da realização de projetos viáveis de mobilidade urbana. Com cerca de 120 a 130 mil veículos rodando diariamente nas ruas, Conquista está com o trânsito travado e o transporte público não atende mais a demanda crescente da população que pede melhorias.
- 1