É só fazer um retrospecto da história mais recente da política brasileira dos últimos 20 anos e aí teremos os verdadeiros culpados pelas badernas e vandalismos de quarta-feira desta semana em Brasília. Está se esgotando o limite de paciência dos abusos praticados pelos três poderes, especialmente o legislativo através do desacreditado Congresso Nacional.

Há anos que os parlamentares e governantes falam de costas para o povo e de frente para seus interesses particulares. Tudo começou com as alianças espúrias e ordinárias feitas pelo PT com gente sabidamente corrupta, inescrupulosa, aproveitadora e oportunista que só quer meter a mão nos cofres públicos.

Veja o que diz o filósofo norte-americano, Noam Chomsky, a respeito da política das esquerdas na América Latina: “É doloroso ver o Partido dos Trabalhadores no Brasil – que implantou medidas significativas – simplesmente não poder manter as mãos fora da registradora”. Segundo ele, este partido juntou-se à elite extremamente corrupta, que está roubando o tempo todo, para tomar parte no esquema e ficou desacreditado.

Nas mordomias e nas benesses, das quais não cedem, os políticos continuam fazendo pouco caso e tripudiando do povo, agravando mais ainda a situação com roubos e recebimento de propinas. É revoltante ver nas imagens o deputado federal Rodrigo Rocha Loures, fazendo papel de moleque de recado, como um rato correndo em fuga num restaurante com uma mala de dinheiro, ou melhor, de queijo recheado.

Há quanto tempo esse pessoal vem subestimando a inteligência da nação, tratando a todos como otários que nada entendem? Tanto uns como os outros, tanto a direita burguesa como a chefia da esquerda suja que se lambuzou com a elite em roubalheiras, incitam os brasileiros cordatos, pacientes e esperançosos a cometerem violência, truculência e baderna.

Como se não bastassem as provocações e pirraças, vão para o horário eleitoral na televisão falar em sacrifícios, em Brasil melhor, em ética e moral. Tipo Roberto Jefferson, o homem do mensalão, que disse que o país está nesta situação porque não implementou medidas tributárias e de facilitação do capital. O Brasil está assim porque ainda tem gente como ele.

Todos eles são fustigadores da paciência do povo e verdadeiros responsáveis pela convulsão social que bate à nossa porta. Para completar, depois de um impeachment comprado, nos empurraram um presidente inidôneo envolvido com crimes ilícitos e trapalhão, que insiste aprovar com seu bando de deputados e senadores, reformas que escravizam o trabalhador até sua morte, sem direito a uma aposentadoria digna. Tudo que está havendo é culpa deles que não querem fazer uma reforma política como o povo deseja.

Quem há anos transformou o Brasil numa baderna ao ponto de convocar as forças armadas a tomar as ruas, assustando a todos com a volta da ditadura militar? Quem nos colocou neste buraco sem saída e sem alternativas para colocar o país nos trilhos? Se vamos ter Diretas Já que se vote também uma emenda à Constituição tornando inelegíveis todos os investigados de roubo pela Operação Lava Jato.