CUIDEM DAS NOSSAS PRAÇAS!

Além dos problemas cruciais da falta de água, aeroporto inacabado, trânsito caótico e um terminal de ônibus apertado e feioso, rezemos à Nossa Senhora das Vitórias para que o próximo eleito que for se sentar na cadeira da prefeitura olhe para nossas praças, porque somente uma, a Tancredo Neves, está em bom estado de conservação. Na zona leste as praças do Gil, Gerson Salles e a Sá Nunes, só para citar estas principais, pedem socorro.

Ah, ia me esquecendo! Que lembre também da nossa cultura porque ela é a alma de todos nós. Necessitamos de uma política cultural séria e não apenas de um calendário de festas. Só para citar, o Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima está fechado há três anos. Não temos uma feira literária e um salão de artes plásticas, pra não falar das outras linguagens artísticas. Um povo sem cultura é um povo sem memória e escravo do voto.

centro-de-convencoes-e-feira-002

Voltando à questão das praças, nos bairros da zona oeste, todas se encontram em situação precária, a começar pela Praça Mármore Neto, ou Praça do Boneco como chamam. De um modo geral estes equipamentos foram abandonados pelo poder público e as famílias deixaram de frequentá-las com seus filhos porque não dão mais prazer e segurança.

Sem contar os chamados segmentos organizados da sociedade que não cobram, lamentavelmente não temos em nossa cidade uma mídia atuante que denuncie o quadro deplorável das nossas praças. Brinquedos, monumentos e quadras estão em estado deplorável oferecendo riscos às pessoas que ainda tentam praticar um pouco de lazer e esportes. A cidade precisa urgentemente de uma repaginada, senhor prefeito!

SOLAR E EÓLICA

eolica-e-seca-003-copia

A Bahia vai ter o primeiro complexo híbrido de energias solar e eólica do Brasil que está em fase de conclusão nos municípios de Caetité e Igaporã pela Renova Energia. A capacidade de geração de 12MW equivale ao consumo de uma cidade de 130 mil habitantes. Nestes municípios do semiárido do sudoeste baiano, a Renova já possui parque de geração de energia eólica. As duas usinas do complexo, um marco em inovação por conta de diversas características, deverão estar prontas neste final de ano. O projeto da empresa foi motivado pela vocação da região para geração de energia por fontes renováveis. Em Caetité, enquanto os ventos mais fortes sopram à noite, a irradiação solar atinge seu pico durante o dia, reduzindo o período ocioso do sistema.

RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS

Começou a temporada das renegociações das dívidas dos inadimplentes no comércio varejista, na tentativa de aumentar outra vez o consumismo no final do ano. No Brasil das contradições e dos paradoxos existe o estímulo para os não pagadores e o desestímulo para quem paga em dia suas obrigações. Vale dizer que, como em todos os anos, o mutirão da chamada ficha limpa não é feito apenas pelo comércio varejista. Envolve também outras dívidas, contemplando inclusive sonegadores de impostos, taxas e tarifas fiscais.

DOADORES DO BOLSA

Não tem jeito para combater a malandragem brasileira. Mesmo com a minirreforma eleitoral capenga que proíbe pessoas jurídicas de doarem recursos para campanhas políticas, o Tribunal Superior Eleitoral e o Ministério Público Federal detectaram milionárias contribuições de beneficiários do Bolsa Família, desempregados, mortos e gente sem renda declarada.

Nos cruzamentos, um doador de Goiás, sem renda declarada doou 19 milhões de reais. Em outro levantamento, 143 pessoas doaram 272 mil e 22.367 beneficiários do Bolsa Família deram a políticos de diversos partidos, 22 milhões de reais.

Em Vitória da Conquista, por exemplo, sabe-se que teve candidato que comprou voto em troca de exames de sangue e consultas médicas grátis. Enquanto persistir o podre sistema eleitoral, a democracia do voto por si só não vai nos devolver um Brasil melhor e mais justo. Num país de baixa educação e consciência política, é uma grande falácia dizer que o voto é um instrumento de mudança. É como afirmar que somos todos iguais perante as leis.

AGIOTAGEM NÃO É CRIME

Jogo do bicho e agiotagem, de acordo com a lei, são crimes de contravenção penal, mas há muitos anos estas práticas caíram no desuso porque o governo federal com suas loterias e o sistema financeiros com a prática dos juros altos são os chefes das quadrilhas que assaltam o povo todos os dias.

Inflação alta conjugada com crise econômica é o verdadeiro paraíso para os banqueiros. Deu na semana passada na mídia, porque nesta são outros dados mais elevados, que os juros do cheque especial alcançaram o patamar de 321,1% ao ano.

No rotativo do cartão de crédito, o consumidor paga 475,2% ao ano. Só em 2016 este rotativo, quando a pessoa paga menos que o valor integral da fatura, o juro subiu 43,8%. A taxa média das compras parceladas da fatura do cartão e dos saques está em 132,3%. O mais baixo é o crédito consignado que os bancos cobram 29,3% ao ano, bem acima da inflação, em torno de 10%.

UM DOS PIORES NA COMPETITIVIDADE

Na economia e na política só tem horrores todos os dias e ainda dizem que a mídia é a culpada pelas notícias desastrosas e catastróficas. Dos 138 países pesquisados pelo Fórum Econômico Mundial, em parceria com a Fundação Cabral, o Brasil está na 81ª posição. É o pior desempenho desde a mudança de metodologia em 1998, enquanto os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e do G-20 apresentaram melhora no ranking da competitividade.

Toda esta situação do nosso país é decorrente do baixo nível de inovação e da crise econômica doméstica. Ainda tem gente que coloca a culpa na crise internacional, só que a economia mundial, puxada pelos Estados Unidos, está reagindo desde final de 2014. A crise é unicamente nacional e a nossa competitividade é uma vergonha.