ROUBO NAS PREFEITURAS

Essa de criar empresas fantasmas para surrupiar o dinheiro público, senhores prefeitos caras-de-pau, é muito manjada! Quando chefiava a Sucursal A Tarde, em Conquista, me deparava muito como esse modus operandi. Eles fazem contratação de obras com empresas de fachadas, mas os serviços não são executados. Depois é só embolsar a verba. No nordeste do estado (região dos municípios de Fátima e Ribeira do Pombal) 20 prefeituras estão sendo acusadas pela prática de desvios de mais de 70 milhões de reais nos últimos anos. A principal fonte de roubo é justamente da combalida educação através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o chamado Fundeb. Também a saúde não foi poupada dos larápios. A corrupção é a maior epidemia do país.

BATE-BOCA DOS CANDIDATOS

Em total desacordo com a lei eleitoral, os políticos candidatos a cargos nas próximas eleições estão nas ruas em plena campanha com o costumeiro bate-boca entre eles. Isso é uma tremenda afronta ao povo, e depois ainda dizem que os manifestantes são os baderneiros e vândalos. Não têm o mínimo de respeito e passam por cima da lei que só permite campanha aberta a partir de 5 de julho. Os programas eleitorais na televisão se transformaram em palanques. O Superior Tribunal Eleitoral nada vê, nada escuta. Mesmo assim, o povo está ansioso pra votar.

120 ANOS DE IGHB

Na última terça-feira (dia 13 de maio), a mais antiga entidade cultural do estado, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, o IGHB completou 120 anos de fundação (1894). Situado hoje num belo prédio, na Piedade, em Salvador, o órgão é dirigido pela acadêmica Consuelo Pondé de Sena que, por sinal, foi minha professora de História das Artes no curso de Jornalismo. O Instituto conta com um acervo de 30 mil títulos (Biblioteca Ruy Barbosa), incluindo obras raras como os manuscritos do poeta Castro Alves. Possui ainda a maior coleção de jornais datados desde o século XIX até a atualidade, além do maior conjunto cartográfico do estado onde se pode conhecer a origem de cada município dos 417 existentes.

300 PARLAMENTARES

A Procuradoria Geral da República detectou que 300 parlamentares (lembra aquela história dos 300 picaretas de Lula?) entre a Câmara e o Senado respondem a algum processo criminal. Isso corresponde à metade dos congressistas ditos representantes do povo. Só queria saber como formar uma CPI só de fichas limpas.

O PIPOCO DOS PREÇOS

Depois da Copa e dos fogos do São João vem aí o pipoco dos preços dos combustíveis e das bebidas. Nada de aumento nas festas! Portanto, curtam e torçam pra valer porque vem rojão mortífero por aí que vai deixar muita queimadura na pele. A tática política de enganar o brasileiro não muda mesmo. Para depois das eleições está marcado também o aumento da energia elétrica. A categoria mais sapecada é a dos aposentados. Estes estão vivendo em morte lenta e penosa.

RANKING DA TORTURA

Mais um índice negativo para o Brasil, como se não bastassem os da educação, da saúde, da produtividade, do desenvolvimento humano e outros. A Anistia Internacional divulgou que o nosso país lidera o ranking mundial no quesito tortura policial entre 21 países pesquisados. No caso de uma detenção, os brasileiros são os que mais temem ser torturados (oito em cada dez). Depois vem o México, Turquia e Paquistão. É mais uma vergonha para o brasileiro colecionar, e tome crítica da mídia internacional.

CONCEITO DE LIVRO

O projeto de lei em discussão na Câmara, de autoria do senador Acir Gurgacz, altera o artigo 2º da lei número 10.753, de 30 de outubro de 2003 e institui a Política Nacional do Livro. De acordo com o novo texto, considera-se livro a publicação de textos escritos em fichas ou folhas, não periódica, grampeada, colada ou costurada, em volume cartonado, encadernado ou em brochura, em capas avulsas, em qualquer forma ou acabamento, assim como a publicação desses textos convertidos em formato digital, magnético ou ótico, ou impressos no sistema Braille. Na verdade, o projeto adapta o conceito de livro para a era digital.