PONTO DE VISTA “AESTRADA”
CENTRO ADMINISTRATIVO
A Prefeitura de Caetité já está implantando seu Centro Administrativo com empréstimo de R$ 7 milhões do Desenbahia, com conclusão prevista para final de 2016. São sete prédios que vão abrigar a sede da Prefeitura e as secretarias.
Vitória da Conquista, a terceira maior cidade da Bahia e entre as 100 mais dinâmicas do Brasil já deveria ter seu centro. Aqui, o projeto traria vários benefícios como facilitaria a vida de servidores e usuários e desafogaria o centro da cidade com menos carros e gente. Hoje a Prefeitura tem um gasto enorme com aluguel de imóveis em locais distintos.
AEROPORTO
E o novo aeroporto de Vitória da Conquista, hem! Depois da última audiência realizada na Câmara de Vereadores há mais de um mês ninguém fala mais no assunto. Essas audiências da Câmara começam no bla-bla-blá e terminam no Deus dará. O deputado federal Lúcio Vieira Lima disse que não passa de conversa fiada essa coisa de projeto e recursos para a construção do terminal de passageiros. Os vereadores ficaram calados. Com a pista e os acessos prontos, ficamos com uma obra inacabada.
TRISTE CULTURA!
Mais de dois anos e nada de reforma do Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima! Aliás, não está fazendo muita falta, pois a nossa cultura aqui se resume na Festa de Natal e no São João do Periperi, além de alguns espetáculos de alienação com bandas comerciais de axé, pagode, arrocha e outros lixos. Triste cultura! A maior atividade cultural de Conquista hoje é a do tomar uma no bar.
MENINO MAICON
Estamos no clima de Natal e ninguém fala mais do caso do menino Maicon, morto há três anos numa ação desastrada da polícia militar que desapareceu com o corpo. Seus pais e parentes não tiveram o direito de enterrar a criança. Os soldados culpados continuam nas ruas e a sociedade faz de conta que nada aconteceu, mas sabe fazer campanhas para arrecadação de donativos e caminhadas pela paz, para aparecer sorrindo na mídia.
É UMA GUERRA MESMO!
O Fórum Brasileiro de Segurança dá conta que no ano passado ocorreram 58.559 homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidos de morte Isso é 4,8% maior que 55.878 de 2013. Por policiais foram mortos 3.022, 37,2% superior às 2.203 mortes pelas forças de segurança. É a maior causa de mortes violentas depois das dolosas. É considerado inimigo quem fala que a polícia militar precisa ser totalmente repensada e reestruturada. Bastam de Bopes e grupos de brucutus.
OS CRIMINOSOS DO SÃO FRANCISCO
Com 2.800 quilômetros, passando por cinco estados e 521 municípios, o Rio São Francisco agoniza e se tornou irrecuperável pela ação dos criminosos governantes que não respondem pelos seus atos de negligência. A Barragem do Sobradinho está praticamente seca, só pouco mais de 5% de sua capacidade, mas os gananciosos continuam retirando o que ainda resta de água do rio. Anunciaram que vão mandar uma força tarefa para revitalizar o Velho Chico. É mais uma tapeação brasileira.
Será que é preciso acontecer com o São Francisco o que ocorreu agora com o rio Doce, em Minas Gerais, para que se crie um fundo para salvar o nosso Velho Chico? Lá, depois do rompimento de uma barragem de resíduos minerais, estão planejando instituir uma fonte de recursos para revitalizar as nascentes do rio. É sempre assim no Brasil: As iniciativas surgem depois das tragédias para encobrir as incompetências, mas logo depois tudo entra no esquecimento.
ATÉ MINISTRO CAIU
Por falar em tragédias no Brasil, as causas do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (Porto Alegre), teve muitas semelhanças com o que se sucedeu em Bucareste, na Romênia (Europa), só que lá os culpados foram presos na mesma semana e teve queda até de ministro. Aqui, há três anos do fato, ninguém foi preso. Lá foram 32 mortes. Aqui, 242 vítimas. Como ter orgulho de um país assim?
DESMATAMENTOS
Pelos levantamentos da Fundação SOS Mata Atlântica, o município piauiense de Eliseu Martins desmatou no biênio 2013/14 mais de quatro mil hectares desse bioma, vindo em seguida as cidades baianas de Baianópolis e Brejolândia. Na análise dos últimos 14 anos, as cidades baianas com dados mais alarmantes de desflorestamento em proporção ao território de vegetação natural são Cândido Sales (5.676 há.), Encruzilhada (5.o35ha.) e Vitória da Conquista (4.610ha). Desmata, gente, que a natureza repõe!
DESINFORMAÇÃO
Com todas as facilidades de pesquisas, a nossa mídia continua dando suas mancadas e barrigadas. Ao invés de informar, desinforma. Noticiando os incêndios na Chapada Diamantina, um grande jornal de Salvador localiza o Morro do Pai Inácio no município de Lençóis, quando na verdade pertence a Palmeiras. A mídia local mistura o município de Ibicoara com o Vale do Capão, também lá em Palmeiras. Durma com um barulho deste!
OFICIALIZAÇÃO DA ILEGALIDADE
Dentre tantas outras pautas retrógradas, medievais e odiosas, a Câmara acaba de aprovar a repatriação de recursos ilícitos enviados ao exterior sem a declaração da Receita Federal, num ato de anistia aos ladrões de gravata. Isso é o mesmo que oficializar a ilegalidade. Os nossos “dignos representantes” concedem anistia à sonegação fiscal, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, sonegação de contribuição previdenciária, uso de identidade falsa para operar câmbio e falsidade ideológica. É escancarar mesmo a boca da botija! O Brasil virou um botequim de quinta categoria! Passa a régua e vamos começar toda ladroagem de novo.
BÁRBAROS DO MUNDO
Depois de anos de massacres e matanças, os bárbaros como eram chamados resolveram se unir e invadir, impiedosamente, o Império Romano. O Estado francês trucidou o povo argelino e vietnamita, a Bélgica o Congo, a Itália de Mussolini a Etiópia e outras nações subjugaram e ainda subjugam a África. Desde o século XIX os Estados Unidos praticaram seu terror de Estado oprimindo populações das Américas, da Ásia e do Oriente Médio (Filipinas, Miamar, Vietnã, Coreias, Iraque, Afeganistão e outros países). Por séculos instigaram o ódio e a barbárie. Agora pousam de povo do bem, de vítimas e justificam suas maldades, determinando não receber refugiados sírios e afegãos. Aliás, fazem de conta que a leva de refugiados famintos na Europa nem existe. São todos bárbaros e assassinos. Os atos terroristas do Estado Islâmico não se justificam, nem também os deles.