Na sessão de ontem (dia 17/09) da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, os parlamentares destacaram diversos assuntos no âmbito local, estadual e nacional, isso em meio ao barulho de conversas paralelas na plenária. Muitos tiveram que parar suas falas e pedir silêncio para serem ouvidos.

O vereador Hermínio de Oliveira, por exemplo, abordou a antiga questão dos preços dos combustíveis em Conquista como sendo os mais altos da Bahia e do Brasil. Com relação ao gás de cozinha, chegou a denunciar que é o “mais caro da Bahia e do Brasil”.

Edinilson Pereira convidou a todos para a audiência pública sobre a comunidade de surdos que será realizada no próximo dia 26, às 19 horas. Aproveitou ainda sua fala para se referir à reposição de lâmpadas no Bairro Lagoa das Flores e elogiar o poder executivo pelas obras de pavimentação asfáltica no Jardim Guanabara, “se bem que o bairro ainda carece de outros serviços”.

O parlamentar Andreson aplaudiu a iniciativa do colega Dudé que está criando, em Conquista, a Missa do Vaqueiro, uma antiga tradição cultural do nosso sertão. Também elogiou o lançamento do projeto de revitalização do centro comercial, uma proposta do vereador Edivaldo Ferreira.

No âmbito nacional, Andreson fez duras críticas à PEC da Câmara dos Deputados que blinda ações criminosas dos parlamentares com a impunidade, dizendo se tratar de “projeto da vergonha”.

Ricardo “Babão” destacou as obras estaduais que estão sendo executadas no município, como o asfalto do distrito de Bate-pé, José Gonçalves a Caetanos e a Avenida Getúlio Vargas, com extensão à pista até o município de Barra do Choça. Segundo ele, Jerônimo tem sido o melhor governador entre todos estados brasileiros.

O vereador “Bibia” agradeceu a prefeita pelas obras de limpeza que estão sendo feitas em diversos bairros de Conquista. Diogo Azevedo reclamou da interrupção da linha urbana de ônibus D41 e solicitou uma reavaliação por parte do poder público porque muitos usuários ficaram prejudicados.

Edivaldo Ferreira rebateu a nota de repúdio da Adusb (Associação dos Docentes do Uesb sobre um culto dos batistas (II Semana Universitária dos Batistas) que ocorreu no espaço interno da universidade. Na oportunidade, apresentou vídeos onde a instituição realiza diversas ações referentes a cultos afros. No entanto, de acordo ele, não houve notas de repúdio. “O povo cristão também quer direitos iguais a todas religiões”.

A vereadora Leia de Quinho condenou o projeto que aumenta a taxa de iluminação pública para os moradores conquistenses e revelou que vai votar contra a medida. Vou ficar ao lado do povo que não suporta mais elevação de impostos – disse a parlamentar.

Sua colega Lara informou ter ido semana passada à Brasília onde conseguiu trazer recursos de emendas que vão beneficiar o município em diversos setores, principalmente na área da saúde que receberá 440 mil reais.