novembro 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

:: 5/nov/2025 . 0:01

OS MOSQUITINHOS CERVEJEIROS

Segundo estudos (não sei de quem), beber cerveja pode aumentar significativamente a sua atratividade para os mosquitos. Sempre fiquei invocado e intrigado, sem saber o motivo dos mosquitinhos adorarem uma cerveja e, ao mesmo tempo, chateado por pousarem em meu líquido precioso, um dos mais antigos do mundo.

Vão gostar de cerveja assim no “raio que o parta”! São mais cervejeiros que eu. Na minha observação singular, onde tem muitas plantas e mato, lá estão eles à procura de uma cervejinha. Pior que pousam, ficam logo bêbados e morrem. Tenho até pena e raiva!

– Deixa os bichinhos, não fazem mal nenhum e servem até como tira-gosto. Dizem até que são bons para a saúde. O sangue fica mais afinado na mistura com o lúpulo, o malte e a água, sem considerar que dá poesia e canção.

Coisa de um amigo meu debochado quando fiz uma abordagem sobre o assunto filosófico, ou científico sobre os mosquitinhos terem tanta atração por cerveja, por vinho, uísque e cachaça   também.

Para evitar sua companhia indesejada e tomar minha cerveja sossegado, sempre coloco uma proteção no copo, mas é só dar uma facilitada e lá estão eles. Às vezes seguem até sua boca e você ingere o danado.

“Eu sou a mosca que pousou em sua sopa” – assim falou o nosso “Maluco Beleza”, baiano roqueiro, em sua bela canção. No vácuo da sua inspiração, eu sou o mosquito que pousou em sua cerveja.

Um mosquitinho deve ser uma milésima parte de uma mosca, que também gosta de cerveja e se embebedar. Raul Seixas, que gostava muito de tomar umas e outras, até que poderia ter trocado a mosca perlo mosquito.

Diz uma pesquisa, feita por algum “cientista” desocupado, que os mosquitinhos são atraídos pela cerveja, principalmente, porque o consumo do álcool aumenta a emissão de substâncias atrativas, como o gás carbônico (CO2) e o etanol no suor, além de liberar cairomônios (substâncias químicas de odor), atuando como sinalizador para os insetos, indicando a presença de uma refeição.

Por falar em CO2, faço logo uma ligação com a natureza, pois o gás carbônico e o metano causam o efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global.

Interessante é que eles frequentam mais as periferias, os bairros mais pobres, vilarejos e nas roças. Eles são escassos nos centros das cidades. Devem parte do grande clube brasileiro das desigualdades sociais.

Esses mosquitinhos com cerveja estão é me deixando grogue, pois já estou entrando em outros assuntos controversos de meio-ambiente e sociologia. Coisa de louco!

O pesquisador explica que beber poder levar ao aumento da exalação do CO2 e a liberação do ácido lático no suor, que são fatores que atraem os mosquitos.

Então é cara que atrai os mosquitos ou é a cerveja? Acho que já estou é trocando as bolas. O consumo da bebida pode alterar o odor corporal, liberando cairomônios (nome estrambólico) que chama os insetos, como mosca em visgo de jaca.

Melhor deixar isso de mosquito e mosca pra lá. Não sei para que fui escarafunchar essa coisa de mosquito gostar de uma cerveja. Eles também são criaturinhas com direito a degustar uma bebidinha, como os humanos. Direitos iguais, caramba!

Eu vou é saborear minha cerveja gelada, descontrair a mente, refrescar do calor e ficar longe dos problemas, que não são poucos. Quem sabe, talvez eles aparecem com a boa intenção de avisar que beba moderado e terminam caindo na farra. Coitados dos mosquitinhos, nem têm tempo de curtir.





WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia