A falta de conscientização política, conhecimento e saber para discernir as coisas, ou seja, educação, leva os governos a enganar o nosso povo com propagandas falsas. Não existe, por exemplo, esse negócio de graça quando o poder executivo banca um evento e não cobra a entrada da população.

Para fazer sua média, a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, vem dizendo em seu discurso político que a população não vai pagar para entrar na festa terceirizada do São João de camarotes. Aliás, é o São João da desigualdade social de divisão de castas. Tudo lá dentro vai ser caro e só poucos vão puder tomar uma bebida ou comer alguma coisa.

Primeiro, nunca vi em minha vida uma festa pública junina organizada pelas prefeituras onde o povo tivesse que pagar para frequentar. Segundo, tudo que vem do governo em benefício do povo é pago pelo contribuinte através de seus impostos e, sendo assim, nada é grátis. Terceira, deixa de ser cara de pau!

No caso específico de Conquista (todos eles dizem isso) fica parecendo que a própria prefeita tira o dinheiro do seu próprio cofre para pagar a entrada do São João para seus eleitores. Só rindo para não chorar!

A mesma coisa ocorre quando ela afirma que vão sair ônibus de graça do Espaço Glauber Rocha para o Parque de Exposições. Quem vai cobrir esse gasto? Com certeza não são as empresas. O recurso é tirado do próprio povo.

Por falar em transporte público, a tarifa de ônibus e de outros veículos poderia muito bem ser zero porque os governos em geral possuem recursos para isso. Lembram dos movimentos de ruas em 2013 que tiveram como ponto de partida essa justa reivindicação? Por que em algumas cidades o usuário não paga o transporte?

Pena que a grande maioria acredita e até acha que seu prefeito, governador e o presidente estão sendo bonzinhos. O pior é que a mídia esquece do seu papel de esclarecer o que é certo e errado e termina embarcando na onda da falsidade.

Sinceramente, fico incomodado quando essa imprensa preguiçosa, que não mais questiona os fatos e deveria ser formadora de opinião, diz que a vacina é de graça, que o documento de identidade é de graça, que a certidão de nascimento é de graça, que tal mutirão de saúde é de graça e que um show pago pelo governo é de graça.

Esse papo furado, minha gente, até parece mais com o “Conto do Vigário”. Eles aproveitam a ignorância do povo para propagar mentiras e ganhar o voto do cidadão na época das eleições. Quem paga tudo isso? O governo é apenas um repassador da arrecadação dos tributos.

O Governo do Estado, através do Detran, está aí com um programa de conceder, sem custo para o interessado, carteira de habilitação às pessoas de menor poder aquisitivo. Exige um monte de burocracia para a pessoa ser contemplada e ainda fala que é de graça. Vem a mídia do factual e assina embaixo.

É subestimar a inteligência dos outros porque tudo que sai do governo em benefício do brasileiro é verba dos impostos. Portanto, não me venham com essa conversa demagógica de que é de graça.