:: 2/jun/2025 . 23:43
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM VITÓRIA DA CONQUISTA É A PIOR POSSÍVEL
Sabemos que é em toda Bahia e, no Brasil também, mas estou me referindo, especificamente, a Vitória da Conquista onde a prestação de serviços é a pior possível. É de matar o cliente de raiva e provocar um estresse que pode até levar uma pessoa a um hospital.
Na maioria das vezes, é cruel o que o vendedor do serviço faz com o cliente logo após a contratação. Você vai a uma loja e adquiri o produto, uma cama, janelas, portas, mesas, peças de cozinha ou outra coisa qualquer. Na hora de vender, o cara lhe trata bem ao ponto de mentir sobre a qualidade do material e seus usos.
O inferno começa no processo de entrega (isto você já pagou a metade ou o total do preço), o funcionário ou gerente da loja lhe promete levar o pedido no outro dia em tal hora pela manhã. Apertos de mãos e o comprador sai confiante e satisfeito, mas depois é só decepção.
O consumidor fica no aguardo ou coloca alguém para receber a compra. O entregador não aparece. Você entra em contato e alguém lhe avisa que não foi possível, só no final da tarde. Acontece a mesma coisa, e nada. O funcionário (a) diz que houve um contratempo e agora só no outro dia.
O que se percebe é que não existe gestão organizada, e a ordem do dono do estabelecimento é vender o quanto puder, com a promessa de entregar logo a mercadoria. Ocorre que “embola o meio de campo”, os passes saem errados e os empregados ficam a bater cabeça. Eles terminam levando toda a culpa.
Quando se reclama, aí aparecem as desculpas fajutas e fecham a cara. Depois da venda, a impressão que se tem é que eles estão fazendo um favor para o idiota do consumidor. Coisa é quando se contrata alguém para fazer o orçamento de um serviço em sua casa.
O procedimento do prestador também não difere. Ele marca um horário e não aparece, ou vem horas depois, até no outro dia, sem lhe dar a mínima satisfação. Essa situação não é apenas das pequenas empresas, com menor estrutura, mas também entre médias e grandes.
Quanto as pequenas, essa péssima prestação de serviços ao cliente é um dos fatores que as levam a ter morte prematura porque não se organizam e aceitam pedidos além da capacidade de atendimento, na ânsia e na ganância de lucrar de uma só vez, aí dão com os “burros n´água”. Por essas atitudes, terminam quebrando a cara, ou seja, fecham as portas logo cedo e ficam a lamentar.
Terror mesmo é quando se contrata um pedreiro ou “empreiteiro” de obra! Ai, meu amigo, haja nervos de aço para aturar a enrolação, as faltas, as sujeiras, a demora em concluir o serviço, as desculpas mentirosas, a falta de consideração e respeito. O indivíduo lhe deixa nervoso ao ponto de lhe provocar um infarto. O mais irritante é que ele acha que está com razão.
Sobre essa péssima prestação de serviços em Conquista, fico aqui a pensar com meus botões a respeito dos ciclos de palestras oferecidas pelo Sebrae! Trabalhei mais de um ano no Sebrae fazendo assessoria de comunicação e cansei de ouvir os papos desses convidados para ensinar o empresariado como ganhar mais dinheiro.
A maioria das conversas é de autoajuda, como o empreendedor ser otimista, não desistir diante das dificuldades, como fazer dinheiro, ter sucesso no negócio e outros blábláblás. Se o patrão só pensa em ganhar dinheiro e explorar a mão-de-obra, dificilmente o empregado trabalha satisfeito.
É preciso ter mais senso humanista. Ouve-se pouca coisa sobre como tratar bem e ser humano com o empregado. Gente não é somente feita de lucro e capital. Com tantas orientações e treinamentos, por que a prestação de serviços é tão ruim? Poucos procuram o Sebrae?
- 1