:: 8/nov/2018 . 0:42
EÓLICA PRODUZ A MESMA CAPACIDADE DE ITAIPU E BAHIA É 2a MAIOR POTÊNCIA
Os dados saíram em setembro e foram divulgados pela Associação Brasileira de Energia Eólica, dando conta de que a produção de energia eólica no Brasil atingiu a marca de 14 gigawatts, equivalentes à mesma capacidade instalada de Itaipu, a maior usina hidrelétrica do país.
São 14,34 GW em 568 parques eólicos e mais de sete mil aerogeradores em 12 estados, sendo que o Nordeste agrega a maior parte da produção. O Rio Grande do Norte aparece em primeiro lugar, com 146 parques e 3.949,3 megawatts, seguido da Bahia, com 133 parques e potência de 3.525 MW. O Ceará vem em terceiro lugar, com 80 parques e 2.049,9 MW.
A fonte eólica tem mostrado grande avanço nos últimos anos, passando de 1 GW em 2011 para os 14 de agora, completamente conectados às redes de transmissão. Segundo os estudos, em média a energia gerada por estas eólicas equivale, atualmente, ao consumo residencial de cerca de 26 milhões de habitações, ou 80 milhões de pessoas.
Segundo a Associação, a energia produzida com ventos está chegando a atender quase 14% do sistema interligado nacional. No caso do Nordeste, os recordes de atendimento ultrapassam 70% da energia produzida na região. É bem mais sustentável que as hidrelétricas que provocam grande impacto ao meio ambiente.
Na Bahia, os primeiros parques surgiram no sudoeste, na região de Caetité, Guanambi e Igaporã há uns dez anos, mas houve um grande atraso na implantação das redes de transmissão pela Chesf. Pelo clima tropical no Brasil, especialmente no Nordeste, a energia eólica, uma fonte limpa, poderia ter hoje uma capacidade bem maior que atual, se tivesse sido planejada bem antes.
Hoje os parques estão espalhados por vários municípios como Morro do Chapéu, Irecê, América Dourado, Santo Sé, Casa Nova, Campo Formoso, dentre outros. A tendência é que em pouco tempo a Bahia seja a maior produtora, superando o Rio Grande do Norte, sem contar a energia solar onde o estado aparece em primeiro lugar, destacando a grande usina de Bom Jesus da Lapa.
- 1











