março 2018
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

:: 9/mar/2018 . 0:29

UM CABOCLO NO FUTEBOL BRASILEIRO

Carlos Albán González – jornalista

Os centenários Botafogo e Ypiranga já não fazem parte do mundo do futebol baiano. Como tantos outros clubes foram vítimas de um arremedo de torneio, denominado de estadual, imposto pela Confederação Brasileira de Desportos (CBF) às federações, que há décadas só fazem dizer “amém”, em troca de favores, incluindo uma espécie de propina de R$ 70 mil por mês.

Uma sessão de bajulação, a portas fechadas, regada a um bom uísque e sem a presença da imprensa, aconteceu nesta quinta-feira, num hotel da Barra da Tijuca, no Rio. Marco Polo del Nero, banido pela FIFA da presidência da CBF, reuniu os presidentes das federações estaduais para lançar como seu sucessor o desconhecido Rogério Caboclo.

A Federação Paulista ensaiou liderar uma manobra oposicionista, mas seu presidente foi dissuadido pelos seus colegas. No colégio eleitoral as 27 federações têm peso três, o que já garante a vitória a del Nero; os 20 clubes da 1ª divisão têm peso dois e os 20 da segunda, um. Na opinião do deputado federal Andrés Sanchez (PT-SP), presidente do Corinthians, o brasileiro está assistindo a mais um golpe.

A malfadada política da CBF em relação aos chamados pequenos clubes, não evita que a cada ano dezenas deles encerrem suas atividades em março. Na Bahia, com exceção de Bahia, Vitória, Fluminense de Feira de Santana, Jacuipense e Vitória da Conquista, que vão disputar duas séries do Nacional, estão afastados das competições de 2018 o Jacobina, Bahia de Feira, Jequié, Atlântico e Juazeirense.

Próximos passos do Conquista

Os torcedores do Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista respiram hoje aliviados. Beneficiado pelo regulamento do Campeonato Baiano deste ano, que determina a queda para a 2ª Divisão de apenas o último colocado da fase de classificação (Atlântico, de Lauro de Freitas), o representante do Sudoeste se despediu da competição promovida pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) com mais uma derrota.

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia