RICO OU POBRE?

Somente quatro regiões, o Vale do São Francisco, Sul Baiano, Baixo Sul e Baixio de Irecê estão nos propósitos do projeto que pretende estimular com incentivos fiscais as empresas das áreas de identidade do AG-Ter (Agenda Territorial da Bahia), consideradas as mais pobres. Possivelmente estas regiões estarão na mira do novo coordenador do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Jaques Wagner, ficando de fora o Sudoeste. Será que este lado de cá é mesmo rico que não merece programas de incentivo do Governo do Estado? Logo no Sudoeste onde a grande maioria dos seus municípios está localizada no semiárido mais pobre e castigado pelas secas prolongadas! Aqui temos vários haitis e triângulos da miséria!

HAJA COMPETIÇÃO!

Prestei serviços por uns tempos no Sebrae como jornalista e sempre observei que o órgão se preocupar demais com a questão da competição empresarial a qualquer custo, com vistas unicamente no lucro, e esquece da parte humanista e da solidariedade harmoniosa entre trabalho e capital. Fala-se muito do cliente e pouca coisa do empregado que é tratado como escravo. A tecnologia é inegavelmente um fator de propulsão do desenvolvimento, mas desumanizou o indivíduo, por isso vivemos num capitalismo selvagem e predador. Os palestrantes só falam em competir e ganhar cada vez mais, se possível na força bruta. Como convidado do Sebrae, recentemente o idealizador do filme Tropa de Elite citou o Bope (Batalhão de Operações Especiais) como exemplo a ser seguido. Exemplo de quê? De violência? Agora vamos ter a militarização da competição?

TRUMP E O PT

Numa análise entre o nacionalismo europeu, dos Estados Unidos e da América Latina, o sociólogo e doutor em geografia humana, Demétrio Maggnoli, comparou as ideias do PT com as de Donald Trump, eleito novo presidente norte-americano. “Eu, se fosse petista, teria torcido para Trump porque ele é antiglobalização como o PT, promete aproximar EUA da Rússia e romper laços com a Otan”. Segundo ele, o que acontece na Europa e nos EUA é um fenômeno de ascensão do nacionalismo, muito pelo desemprego e a entrada dos refugiados. Na América Latina é uma esquerda nacionalista. Disse mais ainda que o PT é um partido conservador que procurou manter a principal tradição da modernidade brasileira que é o capitalismo de estado.

DESEMPREGO ENTRE JOVENS

De acordo com dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, entre os jovens de 18 a 24 anos, 37,1% estão subutilizados, desempregados ou trabalham menos de 40 horas semanais. A proporção de jovens que se enquadram entre subutilizados no mercado de trabalho é bem superior à taxa média do país, que foi de 21,2% no último trimestre do ano. O contingente chega a quase 23 milhões de pessoas. Segundo a pesquisa, os jovens são os mais afetados pelas dificuldades do mercado de trabalho por falta de experiência e da pouca qualificação.

BURRICE, OU IMATURIDADE?

O quê se passa na cabeça de um jogador de futebol que tira a camisa do seu time quando faz um gol, mesmo sabendo que vai tomar um cartão amarelo? Será mesmo burrice, irresponsabilidade ou imaturidade? Além do amarelo, ele vai de encontro ao patrocinador que está investindo no clube, pois as câmaras de televisão deixam de focar a marca da empresa. Não tirar é também honrar a camisa do seu time. No último jogo de quarta-feira (dia 23/11) contra o Atlético Mineiro, Pedro Rocha, do Grêmio, comemorou seu segundo gol da partida arrancando a camisa e levou um amarelo. Logo em seguida deu uma entrada dura no adversário e foi expulso. Por sorte seu time venceu por 3 a 1. Poderia ter colocado tudo a perder.

CAPITAL NEGRA, OU PARDA?

Os movimentos negros em geral, da forma como colocam suas posições políticas incitantes, mais separam e dividem que unem os povos no sentido do caminho maior da igualdade. Está agora na moda o termo empoderamento, mas de quem? Dos líderes com seus discursos raivosos e até preconceituosos? No lugar de consciência negra, dever-se-ia “brigar” pela consciência humana, de que tanto necessitamos no mundo atual, especialmente no Brasil, sem distinção de cor. Não dá para entender a criação, por exemplo, de um movimento de mulheres negras feministas. Quer dizer que as feministas de outras cores não contam? Certos imbecis pregam por ai que um programa social só tem valor real se tiver como benfeitor um dirigente de esquerda. Determinadas mídias, para fazer suas médias, não se cansa de divulgar que Salvador é a capital mais negra do mundo fora da África, só que na conta do IBGE é a mais parda. Tem muita coisa errada. Vamos continuar cada vez mais intolerantes enquanto houver essa discussão idiota de cor de pele, deixando de fora a verdadeira luta para derrubar os opressores capitalistas que aniquilam todas as classes desfavorecidas e injustiçadas. Enquanto isso, os patrões ditam suas normas. A questão maior está no sistema como um todo comandado pelas castas dos três poderes. A divisão é o que eles mais querem.

TRAFICANTES E DROGADOS

Todos eles, políticos detentores do poder, já têm a boca torta de tanto misturar o público com o privado. São traficantes da mesma droga que é a de se beneficiar dos cargos para defender interesses particulares. Gedel Vieira Lima, o secretário do mordomo de Drácula, é um caso típico, só que não é somente ele que faz uso da tradicional carteirada do tipo: Sabe com quem está falando? Lá emcima eles se unem para passar a mão no que é nosso por direito, cá embaixo é só briga e matança.