:: 23/nov/2016 . 0:27
A REAÇÃO A TANTAS OFENSAS
macariojeremias@yahoo.com.br
Todos os dias o indivíduo que sempre se considera o esperto passa na porta do outro e o chama de covarde, inútil, imprestável, otário, abestalhado e faz outras ofensas à sua pessoa e à sua família, mas ele com sua índole pacata, não reage; fica calado remoendo sua mágoa; e leva a vida como ela é, ou a vida vai lhe levando, como diz o poeta.
Seu Brasiliano é um típico cidadão cumpridor de seus deveres, trabalhador, vota em todas as eleições e faz de tudo para não transgredir as leis do seu país e da sua comunidade. Dá um bom exemplo e um duro danado com honestidade para botar o alimento de cada dia em casa e educar bem os seus filhos para que no futuro tenham uma vida melhor.
O Dr. Corrupio que exerce um importante cargo público e toma conta das finanças do Estado é o inverso e passa por cima dos direitos dos outros. Tripudia, rouba e não está nem ai para as leis, nem para a melhoria das novas gerações. Vive numa bela mansão, cercado de todos os luxos e se acha o mais sabido de todos. Os outros que se lasquem!
Como no poema de Maiakóvski, toda vez que ele se cruza com seu Brasiliano é aquela humilhação com xingamentos de idiota, imbecil e burro de cangalha que não sabe aproveitar as oportunidades e se fazer na vida. Sem perceber, roubaram as flores do seu quintal e agora estão invadindo sua casa e tirando tudo que ele conquistou com esforço, luta e suor.
FASCISTAS MATARAM MILHÕES EM TODO O MUNDO
Jornal A Verdade (colaboração de Lídia Rodrigues)
Quando surgiu, na Itália, a primeira organização fascista tinha o nome de Associação Nacionalista para depois se tornar o Partido Nacional Fascista. O termo é latino e vem da palavra ‘fasces’, um feixe de varas amarradas em volta de um machado que foi símbolo do poder conferido aos magistrados na República Romana de flagelar e decapitar cidadãos desobedientes. O movimento se espalhou pela Europa devido à total insegurança vivida pelos cidadãos após o fim da Primeira Guerra Mundial. Encontrou na Itália e na Alemanha arrasadas econômica e politicamente um ambiente bastante propício para o crescimento dessas ideais.
Naturalmente que nenhum dos movimentos fascistas foram iguais, variando de país para país, mas suas concepções e práticas foram muito similares, e aproveitaram, em geral, uma profunda crise econômica, o descrédito nas instituições políticas e a grande insegurança da população.
Emilio Gentile, historiador italiano, descreve o fascismo em dez elementos constitutivos: 1) militarismo, com aparato policial que impede dissidência e usa o terror; 2) líder carismático, político com total poder dentro de uma estrutura hierárquica, que comanda e coordena atividades do partido e do regime; 3) ética civil própria, fundada nos preceitos da dedicação, disciplina, virilidade e espírito guerreiro; 4) ideologia ‘anti-ideológica’, proclamada antimaterialista, antimarxista, antiliberal, antidemocrática, mas populista e pragmática se expressando por uma ‘nova forma de política’ como uma religião leiga com ritos e símbolos para socializar e aculturar; 5) totalitarismo, discriminação e perseguição de uma comunidade étnica e/ou moral, considerada inferior e fora da comunidade, sendo perigosa para a integração da nação; 6) movimento de massas, uma adesão ampla e multiclasse, particularmente em setores médios, organizado por uma milícia partidária com a missão de ‘regeneração nacional’ e em estado de guerra com os adversários, para conquistar o monopólio do poder político por meio do terror, utilizando meios parlamentares e acordos, para destruir qualquer democracia parlamentar; 7) misticismo, cultura fundada no pensamento ‘transcendental’ de qualquer natureza (pode ser religiosa), concebida para a vontade do poder e exaltando o mito da juventude como artífice da história; 8) Supressão da liberdade sindical, utilizando o Estado para alianças entre setores produtivos numa colaboração com o regime, preservando a propriedade privada e as divisões de classe; 9) Política externa expansionista, baseada na exaltação e grandeza com objetivos imperialistas; 10) Partido único, selecionador dos quadros de direção para provimento de defesa armada com mobilização permanente de emoção e fé.
Revela-se, assim, que o que ocorre no Brasil é, de fato, um crescimento de movimentos fascistas e a militarização da política. Não é novidade que, quando uma sociedade está em franca decadência, desenvolvam-se em seu seio essa concepção. Lembrando que ela foi a responsável pelo Holocausto, liderado pelos nazistas na Alemanha, que ceifou a vida de seis milhões de seres humanos; também perseguiu e assassinou milhares de lutadores sociais, socialistas e comunistas, em vários países; provocou a Segunda Guerra Mundial, o maior morticínio da história com mais de 50 milhões de vidas perdidas.
Enfim, o que se vê agora é a tentativa de reedição dos integralistas (movimento fascista após o golpe de Getúlio Vargas). No entanto, tal e qual aquela época, os trabalhadores brasileiros, progressistas e revolucionários, souberam enfrentar nas ruas essa ameaça.
Serley Leal, Fortaleza
CAETITÉ GANHA SELO UNICEF
A aprovação de Caetité pela segunda vez consecutiva pelo Selo UNICEF confirma as melhorias obtidas na vida de crianças e adolescentes nas áreas da assistência social, saúde e educação, entre os anos de 2013 e 2016.
Para a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Cléia Montenegro, a premiação representa que estamos no caminho certo. “Encerrar nosso segundo mandato com mais uma conquista grandiosa é realmente muito gratificante. É a certeza que fizemos um bom trabalho. A aprovação no Selo UNICEF significa que conseguimos melhorar os índices de desenvolvimento do nosso município, tornando melhor a vida das crianças e adolescentes que mais precisam”, destacou a Secretária, que está à frente dos trabalhos sociais no em Caetité.
A conquista do Selo avalia as melhorias indicativas do município nos seguintes eixos: acabar com a fome e a miséria, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, todas as crianças de até um ano de idade sobrevivendo, melhorar a saúde das gestantes, combater a AIDS, a malária e outras doenças, como zika, dengue e chikungunya, melhorar a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, além de ter uma grande parcela da população trabalhando pelo desenvolvimento e inclusão social.
A articuladora do Selo UNICEF em Caetité, Ana Rebouças, destaca a importância desse reconhecimento. “Quando fomos aprovados na edição 2009/2012, a nossa responsabilidade ficou ainda maior. Corremos atrás, trabalhamos duro, desenvolvemos novas políticas públicas de qualidade, para obtermos essa conquista que significa o reconhecimento de um trabalho bem feito. Realizado em equipe, através de uma parceria entre as secretarias municipais e o apoio fundamental do nosso Gestor Zé Barreira. Tenho muito orgulho de fazer parte de uma administração que colocou o bem estar das crianças e adolescentes do nosso município como prioridade”, declarou Ana, emocionada.
A solenidade de premiação acontecerá no dia 09 de dezembro, em Salvador – BA, quando as Nações Unidas irão entregar para o Prefeito Municipal e a sua equipe, o prêmio, o certificado de reconhecimento e o direito de uso do Selo UNICEF. (Direcom – Diretoria de Comunicação)
- 1










