UMA BOA EQUIPE

O governo de Hérzem Gusmão frente à Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista vai depender muito da equipe que ele escolher, especialmente para as áreas de saúde, educação e mobilidade urbana. Se não levar em conta o mérito e a capacidade dos indicados para ocupar secretarias e departamentos, vai fracassar, e ai não vai ter perdão. Com se diz no popular, muita calma nessa hora.

No momento, a maior prioridade é a água. Na cultura, esperamos que o novo secretário consiga implantar uma política municipal para o setor e que a educação seja revigorada. É chegada a hora da batalha por grandes projetos num momento de crise econômica.

MAIS DESIGUALDADE

Os movimentos contra a PEC 241 são muito tímidos se comparado com o estrago que ela vai provocar nas camadas mais carentes. Em médio prazo, os cortes de gastos vão aumentar as desigualdades sociais, retardar o crescimento da economia e piorar a distribuição de renda – conforme analisam economistas. Querem tributar o consumo e a produção, ao invés da renda e da riqueza dos mais ricos.

PARTIDO NÃO PAGA NADA

Vi na mídia que o PSB foi condenado pela Justiça a pagar indenização para a família do piloto do avião que caiu em Santos no início da eleição presidencial de 2014, com o candidato do partido Eduardo Campos. Como pagar, se partido não é empresa privada? É bom que seja dito que se isso for mesmo concretizado, quem vai pagar é o povo através do fundo partidário. Sempre sobra para nós.

SACRIFÍCIOS

Mais um escárnio e afronta com o povo. O governo agora já fala em reforma da Previdência Social e pede sacrifícios da população. Eles não tomam vergonha na cara! Essa corja, sim, que dilapidou os cofres públicos com gastos nababescos devem ser sacrificados, todos numa fogueira. Ainda tem gente, como presenciei num bar dia desses, que chama este governo de novo. Quem é mesmo novo, Temer (mordomo de Drácula), Padilha, Gedel, Meirelles e companhia? Esses caras não têm nada de novo. São velhos conhecidos desde a ditadura e fizeram parte dos governos Collor, Itamar Franco, FHC, Lula do PT e Dilma.

No Rio de Janeiro, o Governo Pezão está impondo pesados sacrifícios aos servidores e trabalhadores depois que o Governo Cabral estourou as contas públicas com despesas luxuosas e aparece envolvido em falcatruas com a Construtora Delta em obras do Estado, especialmente das Olimpíadas. Continua solto exibindo a sua cara de pau como se nada tivesse acontecido, enquanto aposentados choram as perdas. Só uma revolução resolve.

FIGURAS FOLCLÓRICAS

Assim como na vida de uma cidade do interior que sempre tem aquelas personagens folclóricas, o Congresso Nacional está cheio delas, como o Jucá Romero que sempre está em todas como penetra de festas. As figuras das cidades fazem as pessoas rirem e encarnam a alegria, se tornando patrimônio histórico e cultural do local. As do Congresso, como os Calheiros, Cunhas, Malufes, Sarneys e outros do mesmo naipe, debocham de nós e nos faz chorar todos os dias. A maior característica é que todos eles são cínicos e caras de pau, como o Jucá, o líder de todos os governos. Deveria ser inaugurada a galeria dos safados na entrada do Congresso.

QUEM É O IDIOTA?

Eu pago em dia minhas contas, com muito aperto e sacrifício, passando até necessidade, mas ai a tal da Justiça acha de premiar os inadimplentes com uma bela negociação das dívidas. Agora mesmo, o Tribunal de Justiça da Bahia está realizando negociações para quem não pagou o IPTU, o ICMS e o IPVA. Quem não pagou vai conseguir descontos de até 100% dos juros e das multas. Neste país, melhor mesmo é ser caloteiro e safado. Comprem à vontade porque na frente tem negociação.

VOCÊ ACREDITA?

Está entrando em vigor o Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas. Você acredita que os países signatários, principalmente os maiores produtores e consumidores, vão cumprir o tratado e deixar o planeta viver em paz? Muitas empresas nem sabem a quantidade de gases de efeito estufa que jogam no ar e nem têm planos de controle dessas emissões de gases. Quem vai parar de consumir e produzir mais e mais? O aquecimento é inevitável e os pobres são os primeiros a desapareceram da face da terra. A China e a Índia, por exemplo, agora inventaram de lançar outro tipo de gás pior que o carbônico.

MAIS RICOS QUE OS MUNICÍPIOS

O branco todo poderoso continua com o chicote na mão. Pesquisa feita pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos constatou que muitos municípios têm Produto Interno Bruto menor que a renda declarada dos prefeitos eleitos para governar seus territórios. O estudo revelou que 15,2% (782) declararam patrimônio dez vezes maior que o PIB do município pelo qual se elegeram. A maior concentração deles está no Centro-Oeste e Nordeste. Um exemplo é o prefeito de São José do Xingu (Mato Grosso) que tem um patrimônio 369 vezes o PIB do município. O Brasil ainda vive uma política dominada pelos mais ricos, e a elite se reproduz no poder. Dos prefeitos eleitos, 62% são homens de cor branca. E a servidão continua!

MAIORES RECEITAS

Em curto espaço de tempo o PT perdeu quase tudo que levou 13 anos para conseguir. Em 2012 o partido governava 644 municípios (uma receita de 110 bilhões de reais), passando para 256 ( orçamento de pouco mais de 15 bilhões) a partir do resultado das eleições de 2016. Na Bahia, dos 20 maiores colégios eleitorais, a base do Governo do PT ficou com 13 municípios, enquanto as siglas DEM e PMDB abocanharam sete, só que nas maiores cidades (Salvador, Vitória da Conquista, Camaçari, Barreiras e Alagoinhas), com mais eleitores e maiores receitas. Dos 20, os dois partidos vão gerenciar o maior bolo, quase 10 bilhões de reais dos 15 bilhões. Dos 4,2 milhões de eleitores nos 20 maiores municípios, o DEM e o PMDB levaram 2,9 milhões.