:: 4/out/2016 . 23:55
UMA MÁQUINA DE SONHOS E PESADELOS INFECTADA PELA INSENSATEZ POLÍTICA
Mais uma eleição e mais um claro sinal de que o sistema eleitoral do país precisa ser passado a limpo por uma profunda reforma, embora os políticos de um modo geral não queiram nem falar nisso e preferem continuar na marcha da insensatez, com uma máquina enferrujada que só produz insatisfação, sonhos e pesadelos. Poderia dizer também se tratar de uma máquina emperrada e exótica que mistura alhos com bugalhos.
Esta máquina conseguiu rebaixar a importância das câmaras de vereadores nos planos locais de suas comunidades e excluir delas o papel fundamental de legislar e fiscalizar os executivos para apenas estarem ao lado deles. É uma máquina de fazer vereadores e deputados se perpetuarem no poder por anos e anos, e que construiu um cativeiro de eleitores que se tornaram escravos e devedores do voto por favores e ajudas feitos num passado coronelista.
Diante de todo este sistema que se tornou velho e retrógrado, a mídia trata a eleição para as câmaras de vereadores como coisa secundária, gracejando com o exotismo de nomes de certos candidatos que terminam sendo eleitos. O resultado é que a abstenção, votos nulos e brancos nas urnas por insatisfação bateram o recorde, e a substituição dos velhos políticos foi baixa. As câmaras continuam as mesmas, sem transparência, sem mudanças e sem representação popular.
Como não poderia deixar de ser diferente, este é o quadro de Vitória da Conquista, com abstenção de 20,74%. Mais uma vez se registra a perpetuação do poder na Câmara Municipal em quase metade dos seus membros de 21 cadeiras, muitos por mais de 20 anos, embora nesta eleição tenha ocorrida uma renovação de 52%, ainda não o ideal desejado, mas bem acima da de Salvador que foi de apenas 35%.
O PONTO DA QUESTÃO
CUIDEM DAS NOSSAS PRAÇAS!
Além dos problemas cruciais da falta de água, aeroporto inacabado, trânsito caótico e um terminal de ônibus apertado e feioso, rezemos à Nossa Senhora das Vitórias para que o próximo eleito que for se sentar na cadeira da prefeitura olhe para nossas praças, porque somente uma, a Tancredo Neves, está em bom estado de conservação. Na zona leste as praças do Gil, Gerson Salles e a Sá Nunes, só para citar estas principais, pedem socorro.
Ah, ia me esquecendo! Que lembre também da nossa cultura porque ela é a alma de todos nós. Necessitamos de uma política cultural séria e não apenas de um calendário de festas. Só para citar, o Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima está fechado há três anos. Não temos uma feira literária e um salão de artes plásticas, pra não falar das outras linguagens artísticas. Um povo sem cultura é um povo sem memória e escravo do voto.
Voltando à questão das praças, nos bairros da zona oeste, todas se encontram em situação precária, a começar pela Praça Mármore Neto, ou Praça do Boneco como chamam. De um modo geral estes equipamentos foram abandonados pelo poder público e as famílias deixaram de frequentá-las com seus filhos porque não dão mais prazer e segurança.
Sem contar os chamados segmentos organizados da sociedade que não cobram, lamentavelmente não temos em nossa cidade uma mídia atuante que denuncie o quadro deplorável das nossas praças. Brinquedos, monumentos e quadras estão em estado deplorável oferecendo riscos às pessoas que ainda tentam praticar um pouco de lazer e esportes. A cidade precisa urgentemente de uma repaginada, senhor prefeito!
SOLAR E EÓLICA
A Bahia vai ter o primeiro complexo híbrido de energias solar e eólica do Brasil que está em fase de conclusão nos municípios de Caetité e Igaporã pela Renova Energia. A capacidade de geração de 12MW equivale ao consumo de uma cidade de 130 mil habitantes. Nestes municípios do semiárido do sudoeste baiano, a Renova já possui parque de geração de energia eólica. As duas usinas do complexo, um marco em inovação por conta de diversas características, deverão estar prontas neste final de ano. O projeto da empresa foi motivado pela vocação da região para geração de energia por fontes renováveis. Em Caetité, enquanto os ventos mais fortes sopram à noite, a irradiação solar atinge seu pico durante o dia, reduzindo o período ocioso do sistema.
RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS
Começou a temporada das renegociações das dívidas dos inadimplentes no comércio varejista, na tentativa de aumentar outra vez o consumismo no final do ano. No Brasil das contradições e dos paradoxos existe o estímulo para os não pagadores e o desestímulo para quem paga em dia suas obrigações. Vale dizer que, como em todos os anos, o mutirão da chamada ficha limpa não é feito apenas pelo comércio varejista. Envolve também outras dívidas, contemplando inclusive sonegadores de impostos, taxas e tarifas fiscais.
- 1













