setembro 2016
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

:: 13/set/2016 . 0:01

O PONTO DA QUESTÃO

O TRIÂNGULO DA EDUCAÇÃO

Pelos cálculos do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Ministério da Educação de 2015, que tem como meta atingir a nota 6 em 2022, contra os 5,3 de hoje (objetivo fracassado), os municípios de Licínio de Almeida (6,3), Caculé (6) e Jacaraci (6,1), no sudoeste baiano, ultrapassaram o previsto, formando o triângulo da boa educação na Bahia.

Bem que gostaríamos que Vitória da Conquista estivesse nesta lista, mas nossas escolas, lamentavelmente, estão entre as instituições públicas que não alcançaram a meta de qualidade da educação no ensino fundamental e médio. Por que não mirar no bom exemplo do triângulo da educação destes municípios vizinhos a nós? Ah! Mortugaba também está incluído neste ranking.

Na Bahia os colégios militares com sua rígida disciplina obtiveram os melhores índices, tanto na capital como no interior. É sobre esta militarização na educação que existe uma polêmica a favor e contra entre os estudiosos do setor. Para a especialista em educação e pedagoga, Jane Barros Leite, as regras impostas pelas escolas militares não desenvolvem o sentido crítico dos alunos. Diz ela que muitos estudantes se limitam a obedecer as regras e não são estimulados a pensar a respeito da vida escolar que vai muito além de títulos e medalhas.

TERMINAL DA LAURO DE FREITAS

natal-da-cidade-005

Praticamente todos os sete candidatos a prefeito de Vitória da Conquista focam suas lentes de promessas em obras de mobilidade urbana no Terminal de Ônibus da Lauro de Freitas. Garantem que vão ampliar, requalificar e revitalizar o velho e sujo curral do Terminal. Nenhum projeto corajoso de transformar aquela área apertada e cheia de fuligem num calçadão urbanizado, dando mais sentido humano para a cidade. Aliás, é de mais humanização que todo centro da cidade está precisando, com mais uma injeção de ânimo para o comércio. Basta de veículos entupindo e congestionando o centro!

Sinceramente, não sei como vão ampliar o aquele Terminal, a não ser derrubando parte do quarteirão. Mas, como eles insistem em requalificar o ponto de ônibus (a cidade cresceu e carece de outro terminal), cada candidato poderia se responsabilizar por um item. Por exemplo, o Zé ficaria com a tarefa de mudar e limpar os abrigos, Herzem encarregado fazer de faixas exclusivas para os ônibus (não existe espaço), Arlindo com a parte de iluminação, Joás com o novo calçamento, Fabrício… É, são tantos candidatos que o serviço acabou. A única solução ali para ampliar é construir um elevado de concreto do tipo segundo andar do terminal. Não sou engenheiro, mas não entendi outra forma de expansão do nosso terminal.

SECA NO SUDOESTE

viagem-juazeiro-ii-031

Na espera das chuvas de outubro para mudar a paisagem cinzenta da seca que assola o sudoeste, o sertanejo continua desolado e abandonado pelos governantes que ainda adotam como instrumento de combate os eleitoreiros carros-pipas. Os municípios de Tanhaçu, Anagé, Caetanos, Caraíbas, Maetinga, Jânio Quadros, Aracatu e Brumado são os mais castigados pela estiagem que está completando um ano.

Vitória da Conquista está também nesta linha de fogo, principalmente com o racionamento de água para a população, e não vamos aqui colocar a culpa em São Pedro que não mandou chover, mas na má gestão dos nossos políticos de plantão que há mais de dez anos prometem a construção de barragens que não chegam. Em todas as eleições aparecem os mesmos caras de paus de sempre e o pior é que o povo acredita neles.

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia